Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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COMPETÊNCIAS DO DOCENTE TUTOR NO CONTEXTO DA MUDANÇA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO UNIFESO
Suzelaine Tanji, Lígia de Olibeira Viana

Resumo


O presente estudo tem como objeto as competências adquiridas pelo docente-tutor que atua no contexto da mudança curricular do curso de graduação em enfermagem, objetiva descrever a formação de competências profissionais dos docentes tutores que atuam no contexto da mudança curricular do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO; analisar os fatores que determinam a formação de competência do docente tutor para atuar no contexto da mudança curricular do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO e a discutir as implicações do desenvolvimento das competências do docente tutor no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO frente à formação do enfermeiro. Para compreender o docente tutor como profissional reflexivo e investigativo de sua prática, o estudo foi balizado nas concepções de Philippe Perrenoud, no que refere as competências para a formação docente e Pedro Demo quando reportamos aos saberes re-construtivos da prática docente. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado em uma instituição de ensino superior da rede privada da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, autorizada pelo Comitê de Ética da Pesquisa, através do protocolo Nº444/10. Os sujeitos foram dezoito docentes/tutores do Curso de Graduação em Enfermagem. Para atender a proposta do estudo de caso, a coleta de dados foi realizada através de três fontes de evidências, técnica lingüístico verbal, observações nas sessões tutoriais e análise de documentos institucionais. Os resultados foram organizados em quatro unidades temáticas: os passos metodológicos subsidiando a formação de competência do docente tutor; facilitação da aprendizagem: uma competência a ser desenvolvida pelo docente tutor; a formação de competência para o domínio do processo de trabalho dos docentes tutores; as implicações do desenvolvimento das competências do docente tutor no curso de graduação em enfermagem do UNIFESO frente à formação do enfermeiro. Os docentes tutores com a implementação das metodologias ativas desenvolvem competências diferenciadas em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, torna-se profissionais preparados para prática educativa (re)construtiva. Os saberes transcendem os conhecimentos técnicos, invadem a aquisição de conhecimentos relativos ao comportamento profissional na e pela ética e moralidade. Cabe ao docente tutor, no seu processo de formação de competência, ser um profissional que consiga transformar os sujeitos que está a sua volta.