Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONDIÇÕES DE ESTUDO DO ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
Claudia Mara de Melo Tavares

Resumo


Introdução: O Mestrado Profissional (MP) surge no Brasil na década de 90 como uma resposta à necessidade de diversificação e pressão do mundo do trabalho (Fischer, 2003). Como um novo modelo de curso de pós-graduação capaz de atender a demanda do país de qualificar profissionais com conhecimento da realidade nacional através da pesquisa visando a sua aplicabilidade. Contudo, embora o MP seja avaliado pela CAPES não recebe dela qualquer fomento ao seu desenvolvimento. Quanto às condições de estudo, vale ressaltar que os cursos de longa duração, como o MP, aplicados aos profissionais adultos que trabalham e têm pouco tempo disponível para estudo, requerem condições especiais para a manutenção do aluno no curso. Por isso, além das próprias motivações pessoais, é preciso considerar as condições concretas do aluno para a realização do curso. Objetivo: analisar as condições de estudo dos alunos de um Mestrado Profissional em Enfermagem (MPE). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo. A população foi composta por 100% dos alunos matriculados em um MPE no ano de 2010, perfazendo um total de 15 alunos. Para obtenção de dados aplicou-se um questionário que recebeu análise estatística. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o processo de nº 268/10. Resultados: Quanto à variável utilização de computador, 73.3% dos alunos utilizam em casa e no trabalho com acesso à internet. 73.3% freqüentaram cursos extracurriculares de língua estrangeira. 60% dos alunos têm seu tempo ocupado com o exercício profissional da enfermagem, o que prejudica a dedicação aos estudos. 100% dos alunos afirmam estudar apenas em casa. 93.3% utilizam recursos financeiros próprios e um enfermeiro recebe algum auxílio financeiro de sua instituição de origem. 46.6% apontam que a maior dificuldade encontrada para realizar o MP é à utilização de ferramentas metodológicas com vista à publicação. Conclusão: A maioria dos alunos do MP apresenta boas condições de estudo, obtidas por recursos financeiros próprios, alcançados praticamente ao término da vida profissional. As condições de estudo oferecidas aos alunos do MP são desiguais em relação aos alunos do mestrado acadêmico, inclusive no que diz respeito à disponibilidade de tempo para estudo. A falta de recursos próprios, de incentivo das agências de fomento, e de política pública de educação permanente mantém a maioria dos enfermeiros afastados da pós-graduação.