Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS X PRÁTICAS RECOMENDADAS EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Abilene do Nascimento Gouvêa, Elizete Leite Gomes Pinto, Ana Lúcia Freire Lopes, Helder Camilo Leite, Taiza Batista Moreno, Janduy Sousa Gil de Sousa

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo surgiu da idéia de avaliar o conhecimento dos profissionais e sua vivência nas práticas assistenciais recomendadas em um Hospital Amigo da Criança, além do seu grau de satisfação. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento e a vivência dos profissionais nas práticas assistenciais recomendadas em um Hospital Amigo da Criança e verificar o seu grau de satisfação no trabalho. MÉTODOS: Trata-se de estudo descritivo, exploratório e de caráter quantitativo, sendo realizadas entrevistas com aplicação de questionário a uma amostra da equipe multiprofissional, que trabalha nos diferentes setores da Instituição. RESULTADOS: Foram entrevistados 101 profissionais, sendo 3 assistentes sociais, 38 enfermeiros, 2 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogas, 19 médicos, 2 nutricionistas, 2 psicólogas, 5 secretárias, 28 técnicos de enfermagem. 85% deles realizaram o Curso Manejo e Promoção do Aleitamento Materno. 96% conhece os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, sendo os mais citados o Passo 3 ("Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento") e o Passo 9 ("Não dar bicos artificiais e chupetas a crianças amamentadas ao seio"). Já os menos citados foram O Passo 1 ("Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida à toda equipe de cuidados de saúde") e o Passo 10 ("Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas, por ocasião da alta do hospital ou ambulatório"). 92% relatou que o conteúdo do Curso é aplicável na sua prática diária de trabalho. 98% considerou que a IHAC causa impacto na qualidade do serviço, sendo que 94% destes consideraram esse impacto totalmente positivo, enquanto 4% considerou aspectos positivos e negativos e, apenas 2% considerou o impacto como negativo. 86% dos entrevistados mostraram-se totalmente satisfeitos por trabalhar em um Hospital Amigo da Criança, enquanto 13% declararam-se parcialmente satisfeitos e 1% mostrou-se insatisfeito. CONCLUSÃO: A IHAC aprimora conhecimento, promove mudança de comportamento e proporciona um grau de satisfação positivo nos profissionais que trabalham no Hospital Amigo da Criança, influenciando na melhoria da qualidade da assistência prestada à clientela.