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CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS X PRÁTICAS RECOMENDADAS EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Resumo
INTRODUÇÃO: Este estudo surgiu da idéia de avaliar o conhecimento dos profissionais e sua vivência nas práticas assistenciais recomendadas em um Hospital Amigo da Criança, além do seu grau de satisfação. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento e a vivência dos profissionais nas práticas assistenciais recomendadas em um Hospital Amigo da Criança e verificar o seu grau de satisfação no trabalho. MÉTODOS: Trata-se de estudo descritivo, exploratório e de caráter quantitativo, sendo realizadas entrevistas com aplicação de questionário a uma amostra da equipe multiprofissional, que trabalha nos diferentes setores da Instituição. RESULTADOS: Foram entrevistados 101 profissionais, sendo 3 assistentes sociais, 38 enfermeiros, 2 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogas, 19 médicos, 2 nutricionistas, 2 psicólogas, 5 secretárias, 28 técnicos de enfermagem. 85% deles realizaram o Curso Manejo e Promoção do Aleitamento Materno. 96% conhece os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, sendo os mais citados o Passo 3 ("Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento") e o Passo 9 ("Não dar bicos artificiais e chupetas a crianças amamentadas ao seio"). Já os menos citados foram O Passo 1 ("Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida à toda equipe de cuidados de saúde") e o Passo 10 ("Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas, por ocasião da alta do hospital ou ambulatório"). 92% relatou que o conteúdo do Curso é aplicável na sua prática diária de trabalho. 98% considerou que a IHAC causa impacto na qualidade do serviço, sendo que 94% destes consideraram esse impacto totalmente positivo, enquanto 4% considerou aspectos positivos e negativos e, apenas 2% considerou o impacto como negativo. 86% dos entrevistados mostraram-se totalmente satisfeitos por trabalhar em um Hospital Amigo da Criança, enquanto 13% declararam-se parcialmente satisfeitos e 1% mostrou-se insatisfeito. CONCLUSÃO: A IHAC aprimora conhecimento, promove mudança de comportamento e proporciona um grau de satisfação positivo nos profissionais que trabalham no Hospital Amigo da Criança, influenciando na melhoria da qualidade da assistência prestada à clientela.