Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Sueli Rodrigues de Sousa, Marcelo Massao, Antonio Cordeiro, Renato Cerceau

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMAA construção de espaços para atividades de ensino-aprendizagem é um desafio imposto aos educadores. As ferramentas da web 2.0 integradas na plataforma de rede social permitem a aprendizagem informal nas comunidades, blogs, favoritos compartilhados, arquivos e redação coletiva de textos. O aprendizado acontece nas conexões pessoais da rede, que otimizam trocas de conhecimentos no dia a dia do aprendiz.DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIADurante curso de pós-graduação de tecnologia aplicada à educação experimentamos a rede social como espaço de ensino-aprendizagem em três disciplinas: Software Livre, Treinamento a Distância e Avaliação. Os alunos vivenciaram na prática o uso do ambiente livre e personalizado para a aprendizagem.Optamos pela utilização do software livre de rede social Elgg, um Personal Learning Environment (PLE) com ferramentas para construção de ambientes informais de aprendizagem. O PLE dá liberdade ao aluno de escolher qual ferramenta utilizar no processo de aprendizagem e quais fontes de pesquisa serão utilizadas. (MOTA 2009). O autor considera o PLE como a convergência das mudanças sociais e culturais provocadas pela tecnologia na educação.EFEITOS ALCANÇADOSNa disciplina de Avaliação foram desenvolvidas duas comunidades de alunos pertencentes a instituições de ensino distintas. Os professores responsáveis pelas comunidades relataram que precisaram intervir algumas vezes no processo, pois os alunos não estavam acostumados a trabalhar de maneira livre e sobretudo colaborativamente.Houve também outra comunidade criada para que as pessoas inscritas num seminário compartilhassem informações antes do evento acontecer. Nesse caso, aproximadamente 10% dos inscritos interagiram no ambiente. Os alunos também redigiram um artigo colaborativo no wiki dentro da própria ferramenta.RECOMENDAÇÕESPor tratar-se de uma plataforma aberta e livre, o Elgg permite integração com vários serviços, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. De acordo com Anderson (2008), a integração possibilita a ampla personalização dos contextos de aprendizagem, não apenas por professores e gestores, mas também pelos alunos, à medida que ganham controle sobre seus próprios aprendizados.Uma tendência indicada por Bassani e Bassani (2010) aponta que na aprendizagem pessoal em rede os usuários terão cada vez mais liberdade de escolha, uma vez que essas tecnologias promovem a autonomia, permitem interação e incentivam formas de ensino-aprendizagem mais eficazes.