Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DE LEE SHULMAN NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA DE PÓS GRADUANDOS DO GRUPO EDEn
Jouhanna do Carmo Menegaz, Alexandre Pareto da Cunha, Vânia Marli Schubert Backes

Resumo


Caracterização do problema: É cada vez mais necessário refletirmos e debatermos acerca de políticas específicas para a formação docente no ensino superior na área da saúde. Relatamos neste resumo as contribuições do pesquisador norte-americano Lee Shulman,contextualizada na compreensão e nos trabalhos de pós graduandos em suas dissertações e teses.Descrição da experiência: o grupo Educação em Saúde e Enfermagem (EDEn) é um grupo de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente desenvolve, dentre outras, a linha de pesquisa Formação e Desenvolvimento Docente na Saúde e Enfermagem. Esta tem como referencial teórico predominante em seus estudos o Conhecimento Didático de Conteúdo de Lee Shulman. Aborda a existência de categorias de conhecimento base para o ensino articuladas num modelo de ação e raciocínio pedagógico, incluindo os momentos de: compreensão, transformação, ensino, avaliação e reflexão em movimento não linear. O qual colabora para compreender e elucidar o processo pelo qual o docente transforma o conteúdo didático em aprendizagem para o estudante. O trabalho com este referencial ainda pouco utilizado nas pesquisas sobre formação docente em saúde no Brasil, é proveniente da parceria do EDEn com o grupo Formación Docente y Inovación Pedagógica (FODIP) da Universidade de Barcelona, Espanha.Efeitos alcançados: o trabalho com este referencial tem contribuído para compreender a prática docente e a formação docente em saúde.A inovação da pesquisa com este referencial teórico para a área da saúde no Brasil nos leva a crer que emergirá uma produção científica que integrará as reflexões necessárias para a transformação do ensino em saúde objetivando a formação para o Sistema Único de Saúde.Também relevante se constitui a parceria estabelecida com o grupo FODIP,num movimento de rede de colaboração que muito tem contribuído para a linha de pesquisa e para o grupo EDEn.Recomendações: pesquisar acerca da formação docente tem nos feito perceber que apresentamos importantes deficiências na formação de docentes na área da saúde.A prioridade dada à formação de pesquisadores em detrimento à de docentes é um exemplo.A formação docente é permanente e deve ser compreendida como de vital importância para a concretização das mudanças desejadas no ensino em saúde e em geral.Desta forma,temos a oportunidade em divulgar nossa experiência para aqueles que trabalham com o ensino e a formação docente na área da saúde.