Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DOENÇA NA ADOLESCENCIA, NA ADULTEZ E NA VELHICE
Katiani Pieczaki Pertile, Charlize Naiana Griebler, Luciele Cristina Hüber, Rita de Cássia Maciazeki Gomes

Resumo


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito de saúde não apenas como a ausência de doença, mas sim como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social (SAGRE & FERRAZ, 1997). Frente a esse contexto, a presente pesquisa buscou identificar as variadas concepções de Saúde e Doença em diferentes fases do desenvolvimento humano. A metodologia utilizada qualitativa com uma amostragem composta por 20 pessoas, sendo estas, adolescentes, adultos jovens e idosos. Foi realizada uma entrevista estruturada, com questões abertas, que foram transcritas na íntegra. Este estudo está ancorado nos referenciais teóricos da cartografia, que pode ser definida, segundo Teixeira & Barros (2009), como um método que nos indica uma maneira de operar a análise que toma a realidade a ser estudada em sua múltipla composição. Os dados revelaram que os conceitos de saúde e doença não possuem o mesmo significado a todos os sujeitos, sendo que o conceito parte da posição do observador. Assim, os adolescentes entrevistados relacionaram a saúde com higiene e cuidados com o corpo, justamente por esse período de vida ser de grandes transformações físicas, caracterizando a passagem de criança para adulto. Já os adultos jovens, em função de estarem no auge no que diz respeito a sua saúde, compreendem a doença como um fator de impossibilidade para o prosseguimento do cotidiano e da vida. Inclusive, cabe ressaltar que a limitação de exercer atividades laborais foi um fator citado como consequência possível da falta de saúde. Observa-se que a percepção desses indivíduos sobre saúde não se relaciona somente ao homem, mas também está vinculada às condições que os rodeiam, como o cuidado com o meio ambiente. Quando analisadas as respostas dos participantes da terceira idade, constatou-se que muitos relacionam a saúde com a ausência de doença. Esta percepção pode estar presente desta forma, pois neste período da vida os indivíduos estão mais propícios às doenças relacionadas ao envelhecimento. Assim sendo, faz-se necessário a compreensão dos conceitos de saúde e doença para as mais variadas populações, a fim de colaborar no processo de promoção de saúde das comunidades. O trabalho de educação em saúde só será bem realizado se houver parceria entre usuário e profissional, com horizontalidade na troca de informações e relação de confiança e apoio. Escutar o que o usuário entende sobre sua saúde e como percebe o adoecimento, é de extrema importância para o cuidado. Assim, sugerem-se espaços de reflexões acerca deste tema, principalmente entre os profissionais de saúde, para que suas intervenções sejam mais significativas. Palavras Chaves: Desenvolvimento, Saúde, Doença Referências: SAGRE, Marco, FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública. V. 31, N° 05, p. 538-542. São Paulo, 1997. TEIXEIRA, Danielle Vasconcellos, BARROS, Maria Elisabeth de Barros. Clínica da Atividade e Cartografia: Construindo Metodologias de Análise do Trabalho. Psicologia & Sociedade; 21 (1): 81-90, 2009.