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Cuidando e avaliando: experiência do sistema de avaliação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Sobral
Resumo
Um processo avaliativo construído processualmente que seja pedagógico, orgânico, participativo, prazeroso, saudável e alimentador da atuação é a proposta do sistema de avaliação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Esta tem como pressupostos: a autonomia dos sujeitos participantes do processo de aprendizagem; o caráter dinâmico, coletivo e constante, que deve orientar o processo; a crença de que o educando é o principal responsável por aquilo que aprende ou deixa de aprender e, por fim, o diálogo amoroso uma fonte de inspiração e transformação dos sujeitos aprendentes. Neste aspecto, ganha importância a questão da temporalidade dos momentos avaliativos. Reconhe-se que ele é permanente, em cada roda, cada momento de estudo, cada atividade desenvolvida no território. Desse modo, a avaliação é realizada em três eixos: dignóstico, processo e produto. O eixo diagnóstico se dá pelo reconhecimento das suas dificuldades de cada residente e as medidas necessárias para supri-las, retro-alimentando o eixo do processo que tem por objetivo monitorar o processo de ensino-aprendizagem relacionado ao desempenho docente e discente. O primeiro é avaliado por meio da metodologia proposta para as oficinas temáticas e o segundo por meio da participação do residente nas vivências temáticas; do desempenho profissional relacionado às competências: teórico-metodológica, técnico-operacional, humana, social e ético-política e o desempenho profissional relacionado Ação Interdisciplinar. No eixo produto o residente é avaliado a partir de Produções Artístico-Científico individuais e coletivas, conforme os ciclos de aprendizagem vivenciados. Entretanto, reconhece-se a necessidade de momentos formais de avaliação, na perspectiva de construir uma sistematização desse processo. No que diz respeito à temporalidade, é importante ainda destacar que não se trata aqui de buscar a terminalidade dos objetivos propostos para o curso em cada um desses momentos avaliativos. Nesta forma de avaliação formativa, a cada momento avaliado, busca-se reconhecer no percurso do residente as aproximações, distanciamentos ou mesmo ausência de movimento em relação a cada um dos objetivos propostos e assim, retroalimentar o processo, rever percursos, potencializar outros.