Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Cuidando e avaliando: experiência do sistema de avaliação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Sobral
Maria Lidiany Tributino de Sousa

Resumo


Um processo avaliativo construído processualmente que seja pedagógico, orgânico, participativo, prazeroso, saudável e alimentador da atuação é a proposta do sistema de avaliação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Esta tem como pressupostos: a autonomia dos sujeitos participantes do processo de aprendizagem; o caráter dinâmico, coletivo e constante, que deve orientar o processo; a crença de que o educando é o principal responsável por aquilo que aprende ou deixa de aprender e, por fim, o diálogo amoroso uma fonte de inspiração e transformação dos sujeitos aprendentes. Neste aspecto, ganha importância a questão da temporalidade dos momentos avaliativos. Reconhe-se que ele é permanente, em cada roda, cada momento de estudo, cada atividade desenvolvida no território. Desse modo, a avaliação é realizada em três eixos: dignóstico, processo e produto. O eixo diagnóstico se dá pelo reconhecimento das suas dificuldades de cada residente e as medidas necessárias para supri-las, retro-alimentando o eixo do processo que tem por objetivo monitorar o processo de ensino-aprendizagem relacionado ao desempenho docente e discente. O primeiro é avaliado por meio da metodologia proposta para as oficinas temáticas e o segundo por meio da participação do residente nas vivências temáticas; do desempenho profissional relacionado às competências: teórico-metodológica, técnico-operacional, humana, social e ético-política e o desempenho profissional relacionado Ação Interdisciplinar. No eixo produto o residente é avaliado a partir de Produções Artístico-Científico individuais e coletivas, conforme os ciclos de aprendizagem vivenciados. Entretanto, reconhece-se a necessidade de momentos formais de avaliação, na perspectiva de construir uma sistematização desse processo. No que diz respeito à temporalidade, é importante ainda destacar que não se trata aqui de buscar a terminalidade dos objetivos propostos para o curso em cada um desses momentos avaliativos. Nesta forma de avaliação formativa, a cada momento avaliado, busca-se reconhecer no percurso do residente as aproximações, distanciamentos ou mesmo ausência de movimento em relação a cada um dos objetivos propostos e assim, retroalimentar o processo, rever percursos, potencializar outros.