Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Deficiência visual, sentimentos e conscientização das dificuldades para uma sociedade mais inclusiva, uma proposta da Terapia Ocupacional.
Angela Maria Bittencourt Fernandes da Silva, Andrea Fernandes da Rocha, Cecilia Bernadete Souza de Carvalho, Mayra Leite Rezende Palermo Moreno, Pamella Caroline Vieira de Miranda

Resumo


Trata-se de relatório de pesquisa realiza pelas alunas de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que cursam a disciplina Terapia Ocupacional em abordagem de grupo. As alunas desenvolveram o projeto do “Café no escuro” para o evento cultural que ocorre anualmente no campus Realengo. O objetivo era sensibilizar discentes e docentes sobre os problemas dos deficientes visuais, finalmente reunimos nestas experiências das rotinas diárias dos deficientes visuais. A metodologia utilizada foi uma oficina que enfatiza a indissociabilidade entre ensino e pesquisa que consiste na montagem de tenda com duas mesas, duas cadeiras e vários alimentos, dentre eles bolo, biscoitos, torradas, pastas, suco e café; foi montado um caminho sinuoso para favorecer a mobilidade das pessoas que após um labirinto onde poderão experimentar por meio do toque diferentes texturas até entrarem na tenda, local onde teriam que se servir de café, açúcar, suco e comer algo. Resultados, antes de iniciar o caminho as pessoas tinham seu olhos vendados, observou-se que 70% das pessoas se sentiram inseguras em percorrê-lo, pois apresentaram medo de queda. Quanto ao café, mais de 85% dos participantes não conseguiram se servir do café, principalmente no que se relaciona a adoçar e 50% tiveram dificuldade de escolher o que comer, chegando a algumas pessoas não identificar o paladar, pois não enxergavam. Conclusão, esta experiência deve ser projetada para que cada vez mais pessoas possam sentir a realidade dos deficientes visuais.