Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Desafios do processo de reorientação profissional com enfoque multiprofissional: a experiência da Universidade do Vale do Itajaí
Stella Maris Brum Lopes, Ana Paula Veber, Ana Elisa Oliveira, Alexsandra Marinho Dias, Carlos Eduardo Máximo, Eleide Pereira Farhat, Elisa Gugelmin Distefano, Denise Terçariol, Gladys Brodersen, Simone Pedrozo Viana, Giovana Delvan Sthuler, Luciane Nottar Nesello, Tatiana Mezadri

Resumo


Em 2007 a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí/SC (SMS) aprovaram o projeto Pró-Saúde II – ação multiprofissional junto à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e desde 2008 os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Educação Física e a Rede Assistencial vem participando deste projeto. O objetivo da proposta é ativar o processo de reorientação da formação profissional em saúde como ação multiprofissional com vistas à reorganização do processo de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Vislumbra-se o eixo ético/epistemológico do cuidado como integralidade, assumindo uma educação que provoque novas alteridades e identidades profissionais forjadas na imersão na realidade local mediada pelo acesso a interdisciplinaridade do conhecimento em saúde coletiva.Inicialmente realizou-se uma análise crítica dos projetos pedagógicos dos cursos considerando a ênfase dada aos aspectos de promoção, prevenção, cura e reabilitação, bem como a abordagem dos determinantes de saúde. Esta ação envolveu uma análise inicial segundo os indicadores propostos pelo Pró-Saúde seguida de oficinas com discentes e docentes para discussão da análise e indicação os principais pontos de investimento tanto do conteúdo teórico a ser trabalhado como a sua relação com a prática, considerando os determinantes sociais e biológicos, especialmente na integração básico-clínica. Os resultados indicaram os principais pontos de investimento, tanto do conteúdo teórico a ser trabalhado como a sua relação com a prática, considerando a ênfase na formação generalista, os determinantes sociais e biológicos, diversificação e qualidade dos cenários de prática e a integração básico-clínica. Após este momento diagnóstico, realizou-se um planejamento de intervenções por curso e intercursos,ações que envolveram análises dos planos de ensino junto aos docentes,oficinas com supervisores de estágios e coordenadores de curso,atividades de formação continuada .De forma geral, vem crescendo o debate sobre a formação dos profissionais de saúde, e a necessidade de um novo paradigma, pensado na perspectiva de uma nova forma de produzir saúde. Diante disso, deve-se considerar a variedade cultural e de saberes sobre o processo saúde-doença das pessoas, as ligações entre indivíduos e suas raízes culturais, superando as limitações e a subalternidade do modelo médico hegemônico..