Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Desafios e perspectivas da educação permanente para a Rede de Atenção Oncológica
Antonio T C Santos, Fernando Lima, Telma Souza

Resumo


O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva tem como uma das suas atribuições ofertar ações educacionais aos profissionais da Rede de Atenção Oncológica, à luz do desenvolvimento e criação de políticas públicas de saúde e de educação.Apesar da Política Nacional de Atenção Oncológica inserir em seus eixos norteadores a promoção da educação permanente, um de seus maiores desafios encontra-se, justamente, em possuir e articular uma capacidade instalada, capaz de atender às demandas de formação e atualização dos profissionais da rede de atenção oncológica em tempo, quantidade e qualidade da produção atual do conhecimento científico. Considerando esse cenário, temos por objetivo refletir sobre a necessidade de formulação de uma estratégia de geração e difusão do conhecimento a ser utilizada em programas educacionais em oncologia.Metodologicamente, nos baseamos numa análise sobre os principais documentos que tratam das políticas referentes à Educação Permanente, Atenção Oncológica e Telessaúde.Enquanto encaminhamento desta proposta, torna-se evidente que haja um efetivo esforço de trabalho conjunto entre a Rede de Atenção e a Rede de Formação (trabalho-educação), visando direcionar os processos educacionais à real necessidade dos serviços, potencializando as ações comprometidas com o controle do câncer e, ao mesmo tempo, eliminando as barreiras geográficas e facilitando o acesso às informações e a democratização do saber.Desta forma, ousamos apresentar um modelo de gestão de conhecimento que, numa estrutura de rede, configure a formação de uma estrutura e logística educacional flexível voltada para atenção oncológica em todo o país. Nessa análise estão incluídas considerações acerca da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), em curso nos programas de telessaúde, em termos da sua efetividade em transpor as estruturas clássicas de ensino e na contribuição para o desenvolvimento de uma estratégia educativa orientada para a transformação dos serviços de saúde e o desenvolvimento permanente de recursos humanos para rede de atenção oncológica.