Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Desenvolvimento de facilitadores e tutores para atuar na educação à distancia
Daniela Pimenta, Ana Isabel Tachau, Daniela Sobrino, Aída Assunção, Denise Herdy Afonso, Lia Silveira, Luciana Rodrigues, Marcia Mendes, Leticia Rodrigues

Resumo


Caracterização do Problema: A Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico de um Hospital Universitário através do seu Núcleo de Apoio PsicoPedagógico ao Residente coordena, desde 2010, um Curso de Formação Pedagógica Para Prática da Preceptoria. Um dos objetivos principais do curso é desenvolver competências para educação à distância nos profissionais de saúde, instrumentalizando-os para mediação nos ambientes virtuais de aprendizagem. Descrição da experiência: O curso utiliza metodologias ativas buscando aprendizagem significativa e se estrutura de forma semipresencial com carga horária total de 184 horas em ambiente virtual, na plataforma Moodle do TeleSSaúde. A mediação das discussões dos alunos do curso é feita por duplas de facilitadores. A 1ª turma do curso (21 preceptores matriculados e 17 concluintes), foi dividida em 2 grupos multiprofissionais para interação no AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA. Já na 2ª turma (30 preceptores matriculados e 27 ainda em curso) foram 3 os grupos de trabalho com facilitação de 3 duplas para orientação da aprendizagem. Para tal, foram incorporados à equipe 3 preceptores da 1ª turma (2 fisioterapeutas e 1 médica), constituindo 2 categorías de facilitadores: junior e senior considerando tempo e experiência na mediação de grupos em ambientes virtuais. Efeitos alcançados: O desenvolvimento de competências para atuação em estratégias de Educação à Distância pressupõe exercício contínuo em AVA, exposição à múltiplos estímulos, diversidade de materiais, espaços de reflexão e discussão, linguagem adequada, apoio e orientação aos aprendizes, gestão do tempo, motivação à distância, estímulo ao vínculo grupal e, acima de tudo, análise das contribuições dos participantes. Recomendações: Os preceptores da 1ª turma tornaram-se facilitadores pelo interesse na EaD, na busca pelo desenvolvimento de habilidades técnicas e compreensão do alcance desta estratégia didática na educação de profissionais de saúde. Os facilitadores da 1ª turma ampliaram seu potencial de intervenção desenvolvendo competências de gestão de espaços virtuais que possibilitam sua atuação como tutores de AVA.