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Diário Reflexivo no Contexto da Residência Multiprofissional
Resumo
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do Instituto Fernandes Figueira / FIOCRUZ, iniciado em julho de 2010, adota como metodologia de ensino-aprendizagem uma práxis reflexiva e problematizadora (Paulo Freire, 1996; Donald Schön, 2000). Busca valorizar os saberes socialmente construídos de docentes, discentes e usuários, promovendo um movimento dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer, baseado em três eixos: a) a reflexão sobre a ação; b) a reflexão-na-ação; c) a reflexão sobre a reflexão-na-ação.O diário reflexivo é um instrumento de acompanhamento da formação do discente que tem por finalidade propiciar uma reflexão crítica sistematizada do residente sobre a prática em serviço, podendo envolver aspectos específicos e gerais dessa prática observados no cotidiano do serviço/instituição (rotinas, hierarquias, relações de poder, participação dos usuários – pacientes e famílias –, relações inter-equipe e intra-equipe, rede assistencial). Esta reflexão deverá evoluir, gradativamente, buscando-se a articulação constante entre teoria e prática.O diário reflexivo é uma produção diária do residente, sendo entregue semanalmente aos tutores para leitura e orientação. O tutor tem com o residente um encontro semanal para discussão e devolução das questões abordadas no diário reflexivo, além de orientá-lo no desenvolvimento da capacidade de ampliar o conteúdo e o alcance das discussões, sugerindo artigos e textos acadêmicos, que possam subsidiar os temas relatados a partir da percepção do residente e da experiência diária nos serviços, valorizando-se a articulação entre eles.Os temas comuns provenientes dos diários reflexivos são sugeridos em reunião mensal de tutores e organizados de modo a compor as sessões semanais da atividade teórico-prática denominada Orientação de Diário Reflexivo. Nessas reuniões são definidos os temas comuns e sugeridas as bibliografias básicas de estímulo às discussões.Essa metodologia de trabalho estimula a criatividade, a criticidade, a ética e o respeito aos diferentes saberes e campos de saber, estabelecendo-se a integração e a troca de experiências entre profissionais e usuários, em um universo de cenários teóricos e práticos de aprendizagem diversificados, que promovam o conhecimento das diferentes dimensões que caracterizam a atenção em saúde ao doente cronicamente adoecido, com potencial para tornar o residente cada vez mais seguro do seu próprio desempenho.