Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Diário Reflexivo no Contexto da Residência Multiprofissional
Denyse Telles da Cunha Lamego, Carlos Renato Alves da Silva, Fernanda do Nascimento Maia, Rosa Maria de Araujo Mitre, Mirian Martins Gomes, Miriam Ribeiro Calheiros, Marcia Corrêa de Castro

Resumo


O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do Instituto Fernandes Figueira / FIOCRUZ, iniciado em julho de 2010, adota como metodologia de ensino-aprendizagem uma práxis reflexiva e problematizadora (Paulo Freire, 1996; Donald Schön, 2000). Busca valorizar os saberes socialmente construídos de docentes, discentes e usuários, promovendo um movimento dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer, baseado em três eixos: a) a reflexão sobre a ação; b) a reflexão-na-ação; c) a reflexão sobre a reflexão-na-ação.O diário reflexivo é um instrumento de acompanhamento da formação do discente que tem por finalidade propiciar uma reflexão crítica sistematizada do residente sobre a prática em serviço, podendo envolver aspectos específicos e gerais dessa prática observados no cotidiano do serviço/instituição (rotinas, hierarquias, relações de poder, participação dos usuários – pacientes e famílias –, relações inter-equipe e intra-equipe, rede assistencial). Esta reflexão deverá evoluir, gradativamente, buscando-se a articulação constante entre teoria e prática.O diário reflexivo é uma produção diária do residente, sendo entregue semanalmente aos tutores para leitura e orientação. O tutor tem com o residente um encontro semanal para discussão e devolução das questões abordadas no diário reflexivo, além de orientá-lo no desenvolvimento da capacidade de ampliar o conteúdo e o alcance das discussões, sugerindo artigos e textos acadêmicos, que possam subsidiar os temas relatados a partir da percepção do residente e da experiência diária nos serviços, valorizando-se a articulação entre eles.Os temas comuns provenientes dos diários reflexivos são sugeridos em reunião mensal de tutores e organizados de modo a compor as sessões semanais da atividade teórico-prática denominada Orientação de Diário Reflexivo. Nessas reuniões são definidos os temas comuns e sugeridas as bibliografias básicas de estímulo às discussões.Essa metodologia de trabalho estimula a criatividade, a criticidade, a ética e o respeito aos diferentes saberes e campos de saber, estabelecendo-se a integração e a troca de experiências entre profissionais e usuários, em um universo de cenários teóricos e práticos de aprendizagem diversificados, que promovam o conhecimento das diferentes dimensões que caracterizam a atenção em saúde ao doente cronicamente adoecido, com potencial para tornar o residente cada vez mais seguro do seu próprio desempenho.