Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Atuação do fisioterapeuta na equipe interdisciplinar nos procedimentos de ortopedia e traumatologia pré e pós aparelho gessado.
Carolina Franciscatto, Aline M. Piccinini, Bruna de O. Dora, Laura da R. Quos, Tomás I. Cassafuz, Eduardo G. Estel, Michele F. Saccol

Resumo


A fisioterapia traumato-ortopédica desempenha importante papel no tratamento de traumas ocorridos no sistema musculoesquelético, desenvolvendo a funcionalidade comprometida e evitando complicações decorrentes. Percebe-se a relevância da aplicação precoce de técnicas fisioterápicas e orientações de exercícios domiciliares, visando melhorar os resultados do tratamento de fraturas, e diminuir complicações decorrentes como: consolidação viciosa; retardo e/ou ausência de consolidação; doença fraturária ou algodistrofia. A abordagem reabilitativa no tratamento das fraturas deve iniciar logo após a conduta ortopédica, conservadora ou cirúrgica. A integração entre a equipe cirúrgica e de reabilitação é de fundamental importância no sucesso do tratamento. O encaminhamento para reabilitação deve ser precoce e as informações referentes as intercorrências ou dificuldades observadas durante o ato cirúrgico, restrições impostas pela patologia ou técnica cirúrgica, devem estar claras para auxiliar no programa de tratamento. A interdisciplinaridade na reabilitação de pacientes acometidos por disfunções físicas deve existir no cotidiano de instituições da saúde, visando a troca de informações unidas por um só objetivo: o bem estar dos pacientes. Este estudo caracteriza a efetividade da atuação da fisioterapia como parte adicional no tratamento clínico das fraturas, sem gerar fatores influenciavelmente negativos ao prognóstico dos pacientes. Através deste, possibilitará um melhor esclarecimento do assunto aos pacientes, minimizando dúvidas relacionadas aos efeitos do tratamento fisioterápico na clínica traumatológica e os exercícios que podem e ser feitos pós aparelho gessado. Nesse contexto, se justifica a necessidade deste projeto para atuar de forma interdisciplinar fornecendo orientações aos pacientes acometidos por evento traumático e/ou ortopédico. Os objetivos deste projeto consistem em: Orientar pacientes para realizar exercício domiciliares pré e pós aparelho gessado; Fortalecer o trabalho interdisciplinar; Conhecer a história clínica do paciente; Prevenir deformidades nos pacientes durante o período do aparelho gessado e Diminuir a lista de espera dos pacientes que são encaminhados para o serviço de fisioterapia. Os sujeitos deste projeto serão usuários atendidos no setor de Ortopedia e traumatologia do ambulatório do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana/RS, que receberão orientações de cuidados e exercícios domiciliares, acelerando a reabilitação.