Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Educação Continuada/Permanente como instrumento primordial no processo de gestão de Enfermagem na Rede Pública de Saúde: uma revisão integrativa.
Juliana de Lima Brandão, Bruna Maiara Ferreira Barreto, Daniel do Nascimento Tavares, Juliana Cristina Pacheco Gonçalves, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Resumo


Educação é um processo dinâmico e contínuo de construção do conhecimento, por intermédio do pensamento livre e da consciência crítico-reflexiva. A educação continuada é caracterizada como o conjunto de experiências subseqüentes à formação inicial, que permitem ao trabalhador manter, aumentar ou melhorar sua competência, para que esta seja compatível com o desenvolvimento de suas responsabilidades, caracterizando, assim, a competência como atributo individual. A Enfermagem não é somente um conjunto de habilidades específicas, pois para ser profissional deve-se administrar o cuidado de forma consciente e fundamentado. Objetivo: analisar as publicações que enfocam o processo de Educação continuada da enfermagem, nas principais bases de dados no período de 2008 a 2011, identificando quais benefícios esse processo de educação traz para a prática do profissional de saúde. Método: Revisão Integrativa. Bases de dados: Lilacs e Scielo. Descritores: Enfermagem em Saúde Pública e Educação Continuada em Enfermagem. Operadores boleanos OR e AND. Critérios de inclusão: relação com o objetivo proposto; publicação no período de 2008 a 2011; abordar a educação continuada no âmbito da Enfermagem; texto na íntegra e disponível online; idiomas português, inglês ou espanhol. Resultados: 9 artigos foram selecionados para análise e posterior categorização, a saber: questão educacional; educação permanente e o SUS; proposta pedagógica de Freire; necessidade de capacitação; ações imprescindíveis para o processo de educação permanente; gestão estratégica; competências de Enfermagem; condições básicas de aprendizado. Conclusão: Percebe-se que os desafios e ações por parte da equipe multiprofissional na atualidade estão relacionados à falta de incentivo à educação continuada, que se intensificam quando não se observa enfermeiros no gerenciamento de programas do governo. Para a Enfermagem, é ainda mais imprescindível a educação continuada, pois se têm muitos erros e atitudes inadequadas decorrentes da falta de atualização e treinamento, implicando diretamente na diminuição do rendimento da qualidade da assistência.