Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação de Adolescentes Além das Barreiras Religiosas e Sociais
André Luiz Ferreira, Inez Silva Almeida

Resumo


Introdução: Trata-se de um relato de experiência de uma série de atividades educativas realizadas com pais de adolescentes e adolescentes sobre temáticas de interesse a este público. O objetivo deste estudo foi de ampliar o conhecimento sobre a faixa etária em questão, minimizando o enfrentamento de suas vulnerabilidades e incentivando um melhor relacionamento entre pais e filhos. Metodologia: O público atingido foi de moradores de classe baixa, de um bairro da periferia de Natal no Rio Grande do Norte e inseridos como membros ou visitantes de uma igreja evangélica. Os temas abordados foram: o processo de adolescer, álcool e drogas, sexualidade, métodos contraceptivos, riscos na adolescência, bullying e relacionamento pais x adolescente. Como recursos foram realizadas palestras expositvas com material multimídia (apresentação em power point, videos colhidos da internet e filmes), dinâmicas de grupo e discussões através de simulações ou de filmes. Foi desenvolvido em 4 momentos com os adolescentes e um momento com os pais. A captação dos participantes foi através de convite feito pela liderança da igreja a membros e comunidade e também de divulgação das atividades em programação de âmbito social realizado pela igreja. Durante a execução das atividades tanto os pais como os adolescentes tinham livre oportunidade de solicitar esclarecimentos, ilustrar situações e contribuírem para o desenvolvimento do programa. Inicialmente notou-se um receio da população para tratar de temas que säo “tabus” para a comunidade religiosa como sexualidade, contracepção, álcool e drogas. No decorrer do trabalho este receio foi substituído por uma “sede” de informações e uma participação ativa de todos os presentes, podendo-se então trazer à tona tópicos que comumente são velados e tratados de forma a omitir sua ocorrência. Conclusões: A avaliação do trabalho foi extremamente positiva, pois ficou clara a necessidade de conhecimento daquela população e de uma oportunidade para tratar de assuntos sem preconceitos ou restrições doutrinárias/religiosas. Foi possível perceber no fim da atividade que os adolescentes ao saírem da atividade já discutiam entre eles os assuntos tratados, inclusive com a troca de experiências e os pais relataram uma melhor compreensão do adolescente e do processo de “adolescer” possibilitando um maior diálogo e com grandes expectativas de melhora do relacionamento familiar.