Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: APROPRIANDO-SE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO DE SABERES E PRÁTICAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE
Raimundo Augusto Martins Torres, Bárbara Rodrigues Martins, Carmem Lúcia Martins da Silva, Jamilly Costa Farias, Lívina Letícia Costa de Araújo, Valdiane Martins de Farias, Antônio Emanuel Martins Bezerra

Resumo


Este estudo trata de um relato de experiência desenvolvido com jovens alunos de escolas públicas do estado do Ceará, enfatizando o uso das tecnologias digitais através de um programa locutado numa web rádio. O cenário de estudo se configura em duas escolas públicas localizadas no interior no estado do Ceará. A primeira a Escola Rural de Irajá – CERU situada no município de Hidrolândia localizada na região norte do Estado do Ceará com uma população de 17.578 mil habitantes e uma área geográfica de 978,45 Km². O segundo cenário ocorre na E.M.E.F. Pe. Oswaldo Chagas na cidade de Sobral-CE situada na região Norte do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, ocupa uma área de 2.129 Km², com uma população de 175.814 habitantes. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de educação em saúde com a juventude nas escolas públicas do Estado do Ceará, apropriando-se das tecnologias digitais como instrumento de saberes e práticas para o cuidado em saúde. As trocas de saberes e práticas em educação e saúde ocorrem através da Web Rádio AJIR acessada pelo link: www.ajir.com.br, em que os alunos nas escolas são estimulados a participar do programa Em Sintonia com a Saúde pelo MSN (juventude@ajir.com.br) produzidos num estúdio na Universidade Estadual do Ceará – UECE. No percurso de dez meses com a participação das escolas utilizando-se da Web Rádio AJIR, constatou-se que os jovens estão dispostos a conhecer mais o uso das tecnologias digitais para o cuidado em saúde e o uso da web rádio como potencializador deste processo, tendo em vista que são estas ferramentas que eles utilizam cotidianamente para alimentar suas curiosidades e compartilhar com seus pares na escola. Pode-se observar que os professores discutem em sala os conteúdos postados pela web rádio antes e após participação dos alunos nos programas, tornando o recurso não como uma atividade pontual, mas como uma ferramenta que tem auxiliado no processo ensino aprendizagem permanente, interligando as demais áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade. Esta experiência nos possibilitou conhecer a realidade dos jovens do Estado a partir de seus territórios, onde suas interações estão pontuadas pelo uso deste canal digital com forte influência no cuidado do corpo, das curiosidades sobre a sexualidade e a saúde reprodutiva, da expressão de linguagens culturais, da percepção do cuidado de si e dos outros, bem como os conteúdos acessados na rede mundial de computadores.