Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: DISCUTINDO AS DSTs ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA O CUIDADO EM SAÚDE
Resumo
O presente estudo aborda uma experiência com a temática das DSTs, enfatizando o uso da tecnologia digital através de um programa locutado numa web rádio objetivando discutir educação e juventude para o cuidado em saúde. A experiência trata de um seminário realizado com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola CERU, distrito de Irajá em Hidrolândia-CE, realizado em setembro de dois mil e onze. As trocas para diálogo ocorreram através de estratégias pedagógicas: seminário, oficinas, dramatizações e video-debates com participação ativa dos jovens, focalizando o uso da Web Rádio AJIR acessada pelo link: www.ajir.com.br, onde os alunos interagem através do programa Em Sintonia com a Saúde pelo MSN (juventude@ajir.com.br) produzidos num estúdio na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Neste programa a mediação dialógica se dar por meio de entrevistas com diversos especialistas da saúde e educação. Os jovens na escola utilizam o bate-papo que permite o contato com a locução do programa, interagindo com perguntas sobre a temática abordada (DSTs) dentre outras. Questões foram problematizadas: de como o seminário, oficinas, dramatizações e vídeo-debates podem despertar o interesse nas discussões de educação em saúde no contexto escolar? De que forma o canal web rádio pode contribuir no processo de cuidado em saúde e no processo de educação na vida destes jovens? Utilizando-se as estratégias pedagógicas, focalizando o uso da Web Rádio AJIR, possibilitou com os jovens, uma ampla e rica discussão sobre o cuidado com corpo, das curiosidades sobre a sexualidade, as doenças contraídas sem uso de preservativos (DSTs) e a saúde reprodutiva, bem como os conteúdos acessados na rede mundial de computadores por este público. Deste modo, percebemos que os jovens estão dispostos a conhecer mais o uso das tecnologias digitais para o cuidado em saúde e o uso da web rádio como potencializador deste processo, tendo em vista que são estas ferramentas que eles utilizam cotidianamente para alimentar suas curiosidades e compartilhar com seus pares na escola.