Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: DISCUTINDO AS DSTs ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA O CUIDADO EM SAÚDE
Antônio Emanuel Martins Bezerra, Valdiane Martins de Farias, Raimundo Augusto Martins Torres, Bárbara Rodrigues Martins, Carmem Lúcia Martins da Silva, Jamilly Costa Farias, Lívina Letícia Costa de Araújo

Resumo


O presente estudo aborda uma experiência com a temática das DSTs, enfatizando o uso da tecnologia digital através de um programa locutado numa web rádio objetivando discutir educação e juventude para o cuidado em saúde. A experiência trata de um seminário realizado com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola CERU, distrito de Irajá em Hidrolândia-CE, realizado em setembro de dois mil e onze. As trocas para diálogo ocorreram através de estratégias pedagógicas: seminário, oficinas, dramatizações e video-debates com participação ativa dos jovens, focalizando o uso da Web Rádio AJIR acessada pelo link: www.ajir.com.br, onde os alunos interagem através do programa Em Sintonia com a Saúde pelo MSN (juventude@ajir.com.br) produzidos num estúdio na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Neste programa a mediação dialógica se dar por meio de entrevistas com diversos especialistas da saúde e educação. Os jovens na escola utilizam o bate-papo que permite o contato com a locução do programa, interagindo com perguntas sobre a temática abordada (DSTs) dentre outras. Questões foram problematizadas: de como o seminário, oficinas, dramatizações e vídeo-debates podem despertar o interesse nas discussões de educação em saúde no contexto escolar? De que forma o canal web rádio pode contribuir no processo de cuidado em saúde e no processo de educação na vida destes jovens? Utilizando-se as estratégias pedagógicas, focalizando o uso da Web Rádio AJIR, possibilitou com os jovens, uma ampla e rica discussão sobre o cuidado com corpo, das curiosidades sobre a sexualidade, as doenças contraídas sem uso de preservativos (DSTs) e a saúde reprodutiva, bem como os conteúdos acessados na rede mundial de computadores por este público. Deste modo, percebemos que os jovens estão dispostos a conhecer mais o uso das tecnologias digitais para o cuidado em saúde e o uso da web rádio como potencializador deste processo, tendo em vista que são estas ferramentas que eles utilizam cotidianamente para alimentar suas curiosidades e compartilhar com seus pares na escola.