Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DAS SITUACOES CAUSADORAS DE ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO SETOR DE PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HU) -CAMPO GRANDE/MS.
Wandriane Vargas, Aghlen de Souza Martins, Redienny de Souza Nunes, Fabiana Maria dos Santos, Karina Utida, Leila Simone Foerster Merey

Resumo


INTRODUÇÃO: Entende-se por estressores situações e fatores externos, de um ambiente, percebidos como agressores para o indivíduo. O ambiente hospitalar propicia situações de estresse elevado para profissionais que nele atuam, sugerindo que o ato de cuidar da saúde e bem estar de outro indivíduo exige responsabilidades que muitas vezes ultrapassam os limites físicos e psicológicos do profissional. OBJETIVO: Avaliar estresse dos profissionais atuantes no setor de pediatria do HU e correlacionar com as situações que ocorrem neste ambiente. METODOLOGIA: Foram entrevistados 20 profissionais da saúde atuantes no setor de pediatria do HU, com diferentes funções, turnos de trabalho e idade. Aplicou-se uma Escala de Estressores compostas de 57 itens (situações) agrupados nas seguintes categorias: Conflito de Funções; Sobrecarga de Trabalho; Dificuldade de Relacionamento; Gerenciamento Pessoal e Situações Críticas. A Escala sugeria aos entrevistados classificar de “0” (zero) a “4” (quatro) o estresse percebido em cada situação, onde “0” equivale à ausência de estresse e “4” ao estresse máximo. O índice de estresse foi calculado por categoria. RESULTADOS: As categorias Dificuldades de Relacionamento e Gerenciamento Pessoal apresentaram maior índice de ausência de estresse com 38,5% e 34% respectivamente. Quanto ao estresse elevado às categorias Situações Críticas e Sobrecarga de Trabalho apresentaram índices elevados com 18,10% e 13,64% para muito estresse (classificação “3”) e com 24,76% e 11,36% para estresse máximo respectivamente. Dois itens da escala não se classifica em nenhuma das categorias o que equivale a 3,5% da escala, em todas as categorias foi incluída a alternativa “não se aplica (NA)” para o caso de alguma das situações não se enquadrar no ambiente do entrevistado, a categoria que apresentou maior índice de “NA” foi a de Gerenciamento Pessoal com 30%. CONCLUSÃO: Situações críticas como morte, dor e paciente em fase terminal, são situações causadoras de estresse nos profissionais de saúde. Condições como dificuldades de relacionamentos entre colegas e chefia, impor decisões importantes e orientar outros profissionais, são situações que causam menos estresse.