Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação e promoção da saúde: construindo integrações com cidadania para a formação e o cuidado em saúde
Sueli Soldati Abranches, Joyce Viana Marques, Lays Corguinha Monkechiari, Olívia Oliveira de Souza, Luanna Frazão de Medeiros

Resumo


A promoção da saúde abordada na formação propicia um cenário construtor de conhecimentos e trocas A hipertensão e diabetes constituem doenças de grande magnitude e a educação deve pautar seu controle Trata-se de um relato de experiências sobre atividades educativas realizadas na atenção primária em unidades da Estratégia Saúde da Família de um município da Baixada Litorânea/RJ, como parte integrante do desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial (PET) na universidade. Teve como objetivo desenvolver ações de promoção à saúde aos grupos de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, especialmente hipertensão arterial e diabetes mellitus, considerando sua vulnerabilidade, co-morbidades e agravos ao longo da vida, com a participação efetiva de estudantes da graduação em integração com a população e a equipe de saúde. Como metodologia foi utilizada as bases teórico-metodológicas da educação permanente e metodologias ativas, tornando as atividades significativas no sentido de representar as reais expectativas e necessidades dos participantes, favorecendo a vivência no cotidiano da prática de forma dinâmica. Inicialmente houve reuniões com a gerência de saúde coletiva e coordenação da ESF, definindo as unidades de saúde com base nos dados epidemiológicos, elegendo as de maior incidência nas patologias mencionadas. Após, deu-se um encontro com as gerentes das unidades e equipes multiprofissionais, sensibilizando para as ações e para o trabalho integrativo e compartilhado. Os grupos da população, em sua maioria idosos, apontaram os temas da alimentação, atividades físicas e medicações como objetos das atividades. O projeto denominado “Primavera na Saúde: diálogo sobre os passos da alimentação saudável e atividade física”, foi executado por doze estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) sob orientação da docente tutora, com pesquisas correlacionadas. Foram realizadas ações educativas com o grupo da população por meio de rodas de conversas participativas, utilizando-se de materiais diversos: cartazes, revistas, painéis. As atividades motivaram a população à mudança de comportamentos mais saudáveis, conforme depoimentos e resultados obtidos na mensuração dos dados antropométricos, da glicose e da pressão arterial. A equipe de saúde integrou-se, reforçando a educação permanente, impactando em uma formação acadêmica mais cidadã e comprometida. Recomenda-se que as atividades pautem as ações programáticas para a vida e saúde.