Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO E SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DE REDES PRODUTORAS DE VIDA NO COTIDIANO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
Ana Eliza Belizario Rodrigues, Neila Santini de Souza

Resumo


A rotina hospitalar é caracterizada por ser tecnicista e insalubre, tornando-se um ambiente nocivo à saúde de crianças e adolescentes. Neste contexto, a partir da necessidade de promover intervenções de educação e saúde no contexto hospitalar, implantou-se por meio de um projeto de extensão atividades lúdicas e o acompanhamento pela Classe Hospitalar. Metodologicamente as atividades são desenvolvidas diariamente no espaço destinado à brinquedoteca da unidade de internação pediátrica de um hospital da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, bem como, nos leitos de internação conforme a necessidade. Primeiramente os integrantes do projeto conversam com os pais e/ou acompanhantes e a equipe de saúde a fim de conhecer a criança e identificar suas necessidades conforme a faixa etária e escolaridade. Após o primeiro contato, é realizada a articulação com a escola de origem, para as crianças que já freqüentam a escola e que permanecem no hospital por três dias ou mais, sendo desenvolvido um trabalho em conjunto com o professor da criança ou adolescente. Com as crianças que ainda não estão em idade escolar ou pré-escolar são realizadas atividades lúdicas. A inserção do lúdico e do ambiente escolar no período de internação é importante para a recuperação da saúde, pois permite à criança hospitalizada a construção de redes com sua vida anterior à internação, mantendo-a vinculada ao seu cotidiano e possibilitando uma reinserção escolar adequada no período após a alta hospitalar. No desenvolvimento das atividades durante o ano de 2011, foram acompanhadas 167 crianças e/ou adolescentes por meio de atividades lúdicas e seis tiveram o acompanhamento da modalidade classe hospitalar. O projeto conta atualmente com uma acadêmica bolsista e 9 voluntários dos cursos de enfermagem, fisioterapia e ciências da natureza, sendo aprovado em Edital Proext/MEC 2011 com possibilidade de ampliação das atividades e dos bolsistas. Portanto, por meio da concretização deste projeto em parceria com outros setores da sociedade, os docentes e discentes envolvidos pretendem cumprir mais uma vez com sua função, sendo mais uma oportunidade de inserção social da Universidade, fortalecendo a parceria já existente com o hospital, construindo redes produtoras de vida no cotidiano da criança hospitalizada, visando também uma sociedade sustentável, humana e de natureza realmente transformadora.