Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: O TRABALHO EM EQUIPE INTERDISCIPLINAR E INTERPROFISSIONAL
Sylvia Helena Souza da Silva Batista, Suane Ribeiro de Souza

Resumo


INTRODUÇÃO: A literatura indica que a formação em saúde é historicamente marcada pela fragmentação dos conhecimentos e atualmente busca-se reverter esta característica através do trabalho baseado na interdisciplinaridade e trabalho em equipe. A possibilidade de trabalhar em equipe ancorando-se na interdisciplinaridade surgiu como uma forma de abordar as situações e problemas pela integração e articulação de diferentes saberes, gerando uma ação comum na intervenção e atingindo o objetivo do trabalho em saúde. OBJETIVOS: analisar as concepções e práticas de estudantes e docentes de Psicologia e Terapia Ocupacional envolvidos no estágio em educação oferecido no Campus Baixada Santista/UNIFESP, considerando as potencialidades e limites do trabalho em equipe no contexto da educação; apreender as concepções de estudantes e docentes sobre educação e saúde; mapear as relações existentes entre as concepções e práticas de estudantes e docentes no âmbito da educação e saúde quando inseridos em contextos de educação; e identificar as potencialidades e limites do trabalho em equipe para articular saúde e educação nos espaços educacionais. METODOLOGIA: Participaram do estudo onze estudantes que atuavam no estágio em educação (cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional) e três docentes supervisores. A coleta de dados foi feita a partir de um grupo focal com os estagiários, entrevista coletiva com os docentes e observação a campo na escola e em supervisões de estágio. O grupo focal e a entrevista foram gravados em áudio para posterior transcrição e análise. Foram realizadas cinco observações semi-abertas: duas supervisões coletivas, duas supervisões específicas de Psicologia e uma supervisão específica de Terapia Ocupacional. Para análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, do tipo temática, assumindo como eixos orientadores trabalho em equipe, relação saúde e educação e práticas de atuação/intervenção e a escola. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados produzidos indicaram que o trabalho em equipe interprofissional emerge como aprendizagem construída no decorrer da formação dos alunos; sendo capaz de tornar a atuação potente, ampliar as possibilidades de atuação e possibilitar a troca entre as diferentes áreas, facilitando uma postura baseada na integralidade do cuidado. A formação de profissionais aptos para o trabalho em equipe mostra-se como um desafio para os docentes, que buscam embasamento em vivências do percurso profissional e a partir de uma visão crítica de sua própria formação. Na concepção dos docentes, a formação dos estudantes interfere em sua postura profissional dos estagiários, principalmente com relação à disponibilidade para desenvolver projetos em equipes. A relação saúde e educação para a instituição escolar mostrou-se, na perspectiva dos estudantes e docentes participantes, ainda centralizada na queixa do aluno-problema, na concepção de “cura” das dificuldades entendidas como localizadas nas crianças. A atuação dos estagiários busca uma atuação ampliada, relacionando educação e saúde a partir da articulação de esforços com a escola e problematização dos diagnósticos e do contexto educacional.