Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Educação em primeiros socorros e suporte básico de vida
Keise Santos Souza, Marrone Silva Lima, Cristiana Neves Vieira, Andréia Guedes Oliva Fernandes, Carolina Souza- Machado, Ana Carla Carvalho Coelho, Maria Teresa Mariotti Brito de Santana

Resumo


Introdução: A popularização do conhecimento científico sobre a prestação de primeiros socorros a vítima que sofreu um agravo a saúde, até a chegada de atendimento profissional qualificado, é essencial para a realização de um atendimento pré hospitalar adequado e seguro. Popularizar esse conhecimento é fundamental para formação de multiplicadores com competências e habilidades para atuação nas situações de urgência e emergência como exercício de solidariedade e cidadania. Objetivo: Identificar o nível de conhecimento grupal dos participantes antes e após a realização do curso de Educação em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida - EDUCPOP-SOS.Métodos: Estudo de corte transversal realizado durante o curso EDUCPOP-SOS, no período de outubro a dezembro de 2011. O curso foi composto por 04 módulos totalizando a carga horária de 40 horas. A amostra foi composta por 30 indivíduos. Os dados foram coletados por meio da aplicação e preenchimento do instrumento de coleta composto por 08 questões objetivas. Foi aplicado um pré-teste anteriormente ao início de cada módulo de treinamento e um pós teste posteriormente ao mesmo, para avaliar o conhecimento prévio e o obtido após o treinamento sobre noções de atendimento em situações de urgência e emergência. Os dados foram processados e analisados através do programa estatístico SPSS versão 19.0.Resultados: Houve predominância do sexo feminino (87%), média de idade de 33 ± 6,2 anos, com 2° grau completo (63%). Em relação à situação ocupacional 47% não eram profissionais da área de saúde e 80% dos profissionais de saúde não referiram especialidade na área de urgência e emergência. O percentual de acertos referente ao primeiro módulo com foco nas definições de primeiros socorros foi de 21 (70,0%) no pré-teste e 29 (96,7%) no pós teste; no segundo módulo com ênfase no suporte em urgências respiratórias no atendimento pré hospitalar, pré-teste 13 (43,3%) e pós-teste 19 (63,3%); no terceiro módulo referente a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), pré-teste 20 (66,7%) e pós-teste 22 (73,3%) e no módulo 4 que abordava a cinemática do trauma, pré-teste 10 (33,3%) e pós-teste 14 (46,7%). Conclusão: O número de acertos dos participantes após a realização do treinamento em cada módulo foi satisfatório, considerando o aumento do percentual de acertos nas respostas do pós-teste.Os resultados parciais aqui apresentados demonstram que a metodologia proposta nesse curso favorece o aprendizado quanto ao conteúdo abordado.