Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA FORMAÇÃO DOS CONSELHEIROS DO MUNICìPIO DE LONDRINA - PR
Lázara Regina Rezende

Resumo


O controle social tem papel fundamental enquanto princípio orientador do SUS, que possibilita a participação da sociedade na formulação, execução e fiscalização das políticas de saúde nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal. A participação social no sistema público de saúde se dá essencialmente através dos Conselhos e Conferências de Saúde. Devido à relevância dessa participação deve se investir de constante na formação dos Conselheiros possibilitando a compreensão da estrutura e funcionamento do SUS e do processo de construção do modelo assistencial adequado a seus princípios e diretrizes, também uma compreensão ampliada de saúde, na qual seja possível uma maior articulação intersetorial, de modo que a ação do Conselho possa ser caracterizada como de formulação e deliberação de políticas públicas comprometidas com a qualidade de vida. Em Londrina – Paraná, a Comissão Técnica de Capacitação, Formação de Conselheiros e Informações vem realizado uma serie de atividades para assegurar conquistas sociais rumo à democratização da gestão pública. Neste contexto o estudo busca relatar a experiência realizada pela articulação de lideranças comunitárias e trabalhadores de saúde, Conselho de Odontologia do Paraná, e Colegiado do Curso de Odontologia na realização da oficina sobre as Políticas de Saúde Bucal no Município de Londrina e sua parceria com os Projetos Pró-saúde e PET-Saúde do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL e a participação da comunidade na comissão gestora do Projeto Pró-saúde do Curso de Odontologia da UEL. Através dessa atividade foi possível estimular a reflexão em torno do seguinte triângulo: problemas de saúde bucal – condições de vida – exercício do controle social para que as políticas de saúde bucal possam ser implementadas adequadamente, amadurecimento na atuação dos conselheiros que passaram a ver a saúde bucal como parte da saúde integral e fortalecimento do vínculo entre serviço e universidade. Diante dos resultados é recomendado a continuidade e aprofundamento sobre educação em saúde bucal, políticas públicas referentes à saúde bucal no processo de formação dos conselheiros e lideranças locais e no investimento em parcerias intersetoriais.