Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ARTE DO CUIDAR DE EMNFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Kelly Albuquerque Oliveira, Cinoélia Leal Souza

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A educação em saúde é uma importante ferramenta para a promoção da saúde, por isso deve está presente em todos os meios sociai e principalmente na formação dos profissionais de saúde. A formação do curso de enfermagem requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização desse tipo de atividade, nesse contexto, o desenvolvimento de atividades de estágio, possibilita o contato direto do estudante com o usuário, conferindo uma oportunidade singular de aplicar seus conhecimentos. Visando essa aproximação dos profissionais à realidade das comunidades para efetivação das práticas de saúde, o Ministério da Saúde criou a Estratégia Saúde da Família (ESF), que deve compor um modelo de atenção à saúde voltada para a valorização dos indivíduos e respeito à autonomia. Nessa perspectiva a aprendizagem em comunidades assistidas pela ESF torna-se fundamental na formação de um profissional crítico e proativo frente às diferentes realidades encontradas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A experiência ocorreu sob o olhar das discentes do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, no período de fevereiro a julho de 2010, no último estágio em comunidades assistidas pela ESF. A população envolvida no estudo são estudantes do nível fundamental de escola pública municipal, sendo a maioria do sexo feminino, na faixa etária entre 07 a 12 anos. A média é de 40 estudantes por grupo nas atividades desenvolvidas. RESULTADOS ALCANÇADOS: Trabalhar saúde coletiva é ter sempre uma visão ampla do cuidado de acordo a realidade socioambiental e de saúde da comunidade e a formação de profissionais de saúde deve sempre ter o objetivo de desenvolver a autonomia e a responsabilidade do futuro profissional. RECOMENDAÇÕES: É importante que as IES promovam uma pratica educativa integrada à realidade da comunidade, possibilitando ao estudante problematização da realidade encontrada, formando sujeitos ativos e sensíveis aos problemas e as potencialidades do aprender em saúde, desenvolvendo ações comprometidas e que promovam mudanças positivas no cotidiano das pessoas, e que sejam sensibilizados para a importância da educação em saúde como ponto de partida para consolidação da estratégia de saúde da família e promoção da qualidade de vida das pessoas.