Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS COMUNIDADES ADJACENTES À UNIVERSIDADE
Ana Carolina Chehuan de Barros Silva, Lilian Koifman, Mauro Hygino Weinert Menegaz

Resumo


Introdução: Durante o curso de medicina, os alunos adquirem diversas informações importantes para prevenção e tratamento de muitas doenças, assim como alguns conceitos de direitos sociais. A universidade tem um papel importante junto à sociedade. Sendo assim, compartilhar esse conhecimento com a população é uma medida efetiva de cidadania e comprometimento social. Objetivo: Analisar a relevância da prática de eventos que promovam a educação em saúde nas comunidades próximas à universidade.Métodos: A Universidade Federal Fluminense, por meio da disciplina Trabalho de Campo Supervisionado I, divide os acadêmicos em grupos responsáveis por um eixo temático. Alguns exemplos de temas são: “alcoolismo”, “HIV/AIDS” e “doenças negligenciadas”. A partir dessa divisão é possível responsabilizar cada grupo por um stand, o qual promova palestras, exposições, demonstrativos e jogos de perguntas e respostas.Resultados: Esse modelo de feira ocorreu no segundo semestre de 2009. O público era composto, principalmente, por alunos de escolas públicas, donas de casa e militares na faixa dos 20 anos de idade. Os estudantes mostraram-se muito interessados em obter informações em cada stand exposto, inclusive buscando, espontaneamente, por informativos diversos. Além disso, demonstraram expressiva satisfação em participar dos quizes, onde testavam os conhecimentos adquiridos após as mini-aulas ministradas antes das competições. As mulheres ficaram impressionadas com a possibilidade de contaminação de hepatite B e/ou C pelo alicate mal esterilizado, mostrando-se dispostas a levar seu próprio material às manicures. Os militares, em idade sexual ativa, demonstraram total desconhecimento do uso correto dos preservativos masculino e feminino.Conclusão: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Inspirados em Paulo Freire, percebemos que ao utilizar os conhecimentos adquiridos na graduação é possível propiciar melhoria na qualidade de vida daqueles que residem nas adjacências das faculdades de medicina.