Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS GRUPOS DE DOENÇAS CRÔNICAS NÀO TRANSMISSÍVEIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA CIENTÍFICA
Melissa de Fátima França

Resumo


O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura dos grupos na educação em saúde desenvolvidos nas Unidades de Saúde, enfatizando os grupos operativos em doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como estratégia educativa para favorecer mudanças de comportamento, visando alcançar medidas de prevenção e controle das doenças e os jogos educativos como estratégia de comunicação e expressão do aprendizado. Pretendeu-se neste trabalho, identificar na literatura as metodologias existentes de grupos inseridos nas unidades de saúde, enfatizando-os como peça-chave na construção coletiva do conhecimento e mudança de comportamento, ressaltando o papel da enfermagem. O método de estudo utilizado foi a revisão de literatura com ênfase nas diversas modalidades de grupos em doenças crônicas não transmissíveis inseridos nas unidades de saúde no Brasil. A produção científica sobre o assunto relacionado foi identificada mediante ao método de leitura científica de artigos científicos publicados em periódicos, revistas e sites de busca. Os resultados apontam a predominância dos Grupos Operativos como métodos de intervenção na educação em saúde, principalmente para doenças crônicas não transmissíveis, e o uso de jogos educativos como excelente instrumento de comunicação, expressão e aprendizado. Foi abordada a importância da atuação multiprofissional/multidisciplinar no processo de educação em saúde, ressaltando o papel do enfermeiro como um fator a mais para facilitar a adesão do paciente ao tratamento e ao controle de DCNT. Os estudos levantados evidenciam a relevância da educação em saúde através de grupos, considerando estes essenciais para desenvolver ações de educação e promoção da saúde