Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRÉ ESCOLARES DE FORMA LÚDICA NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Ester Mendes Silva

Resumo


EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRÉ-ESCOLARES DE FORMA LÚDICA NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS SILVA, Ester Mendes *; TALIM, Regina Cristina Pedroso*; PINTO,Thais Cristina Custodio *; TOMÉ, Juliana** *Acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Endereço eletrônico: mendester@oi.com.br; regina.pedroso35@yahoo.com.br, thaissagarana@hotmail.com **Enfermeira e Mestre em enfermagem pela UFMG e professora de saúde da Criança no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Endereço eletrônico: juliana.tome@metodistademinas.edu.br; INTRODUÇÃO Segundo o Manual de Higiene e segurança nas escolas (2008), higiene é uma palavra grega, vem de hygeinos, que significa: o que é são. Antes, esta palavra era um adjetivo usado para qualificar a saúde. As pessoas deviam ter uma “saúde higiênica”, depois passou a ser um substantivo, conjunto de hábitos que se deve ter para conseguir o bem-estar e a saúde. A saúde, conforme é entendida pela Organização Mundial de Saúde-OMS, é um estado de completo bem-estar. Isso significa estar bem nos aspectos físico, mental e social. Em outras palavras, saúde não é apenas a ausência de doenças e, sim, um bem que pertence ao indivíduo e à coletividade. É importante a educação em saúde na infância, pois se aprende a lavar as mãos diante de determinadas circunstâncias que exige educação para tal, como por exemplo: Ao chegar em casa, antes das refeições, após assoar o nariz, antes e depois de usar o banheiro, antes de preparar os alimentos, depois da limpeza da casa e depois de brincar ao ar livre. O hábito de lavar as mãos previne as doenças cuja transmissão se dá pelo contato. A mão, uma vez contaminada, pode carregar o agente infeccioso para as mucosas da boca e dos olhos, desta forma propiciando a transmissão do agente. Para a Agência da Fundação Osvaldo Cruz de Noticias (2007), segundo Doutora Marisa Zenaide Gomes, médica infectologista, esclarece que ‘‘lavar as mãos é um ato simples que impede os microrganismos de passarem de um lado para o outro. Quando uma bactéria invade um organismo debilitado, causando as temíveis infecções, pode até levar à morte da pessoa contaminada’’, a Doutora alerta, lavar as mãos é uma medida de prevenção de qualquer infecção. Isso vale para qualquer pessoa. Portanto, a qualidade de educação é fundamental para a aprendizagem, e é na infância que estes ensinos devem ser qualificados e explorados, para que cada conhecimento que a criança adquirir, posso se tornar hábito saudável de vida. Conforme o Manual de Higiene e segurança nas escolas (2008), lavar as mãos com água e sabão é simples e eficaz, a educação infantil quanto à higienização correta das mãos é de fundamental importância para que as crianças saibam os benefícios que o lavar das mãos podem trazer. Encorajá-las a lavar as mãos, diante dos limites da própria criança, um exemplo como a altura certa do lavabo, vai ajudar a garantir que esta prática se torna um hábito ao longo da vida. A educação deve ser um fator de promoção e proteção à saúde, bem como estimular a criação de estratégias para a conquista dos direitos de cidadania. Sendo assim, a escola deve ajudar e capacitar os indivíduos para uma vida mais saudável. A educação não deve estar limitada apenas a informar, pois a educação se tornará efetiva, quando promover mudanças de comportamentos. A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a saúde, uma coisa seria ensinar higiene e saúde, outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforcem ou melhorem hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde. OBJETIVO Conscientizar as educadoras e pré-escolares, na importância da higienização adequada das mãos como meio de promover saúde. MÉTODO Trata-se de uma experiência vivenciada na instituição Abrigo de Jesus da cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, em uma turma de pré-escolares com idade de 6 (seis) anos. A ação educativa foi realizada no período de março a junho de 2010. Houve apresentação teatral, com personagens caracterizados: A amiguinha da limpeza, o cascão e uma enfermeira muito criativa. Para reforçar a importância da higienização das mãos foi realizada uma dinâmica com tinta guache ao som de musical infantil de acordo com o tema proposto. Como processo de educação continuada foi entregue para as Professoras responsáveis um caderno de quinze páginas ilustrativo sobre higiene, onde foram instruídas a aplicar para seus alunos de forma lúdica. Também foi deixado na instituição dois CD´s musical para ser ouvido durante a aplicação da atividade e nos períodos de lazer. Ao término da ação, cada criança recebeu um quite de higiene pessoal, contendo: sabonete, creme dental, escova de dente e uma toalha. RESULTADOS Observou-se que durante toda a apresentação dos acadêmicos na instituição, as educadoras e as crianças mostraram interesse, satisfação e interagiram de uma forma natural ao assunto proposto. Durante a apresentação da dinâmica com tinta guache as crianças colocaram em prática todo o aprendizado, demonstrando o interesse e capacidade em aprender lavando as mãos corretamente, retirando toda a tinta espalhada nas mãos. A aplicação do Gibi decorreu por um período de quinze dias, onde houve acompanhamento das educadoras, que demonstraram interesse e através da arte fizeram um desenvolvimento dos pré-escolares de forma lúdica conforme orientado pelos acadêmicos. As educadoras relataram êxito da ação continuada da educação em saúde com 100% de adesão das crianças ao objetivo proposto no contexto escolar e até em casa, onde as crianças relataram que ensinaram irmãozinhos, a mamãe e ao papai. CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebemos a dimensão positiva do aprendizado mútuo, ocasionado por meio das atividades extra classe, onde é envolvida a comunidade e a universidade, uma vez que o aprendizado educativo para uma melhor qualidade de vida inicia-se na infância. Observamos como é importante a inserção de teatros, músicas e desenhos como fatores de desenvolvimento educativo para o público infantil, como facilitador de construção de hábitos saudáveis entre crianças nas escolas e até mesmo em casa. REFERÊNCIA BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Módulo 12: higiene, segurança e educação / Ivan Dutra Faria, João Antônio Cabral Monlevade – Brasília: Universidade de Brasília, 2008. 75 p. Disponível em: <http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/higiene.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2010. · FIOCRUZ. Lavar as mãos: A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de infecções. Disponível em: <http: //www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1267&query=simple&search%5Fby%5Fauthorname=all&search%5Fby%5Ffield=tax&search%5Fby%5Fheadline=false&search%5Fby%5Fkeywords=any&search%5Fby%5Fpriority=all&search%5Fby%5Fsection=all&search%5Fby%5Fstate=all&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=9&site=ccs&text=higiene+das+m%E3os>. Acesso em: 10 jun. 2010.