Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
BUSCA ATIVA: DISPOSITIVO UTILIZADO PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM VISANDO MINIMIZAR AGRAVOS Á SAÚDE DOS USUÁRIOS NAS FILAS DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DAS UPA’s 24H DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Aline de Almeida Pereira, Elson Santos de Oliveira, Cynthia Conceição Silva, Elmar Rodrigues e Silva, Patricia de Abreu Marques, Olinda Fabiani Cardoso Gil, Renata Cardoso Santana, Alex Soares da Silva, Luciane de Souza Santos, Roberta Esteves da Costa, Tania Catarina Sobral Soares, Sharlene Kauati Salgado

Resumo


Caracterização do problema: Devido á grande demanda de usuários do SUS é observado em Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h- filas na área externa. Este alto fluxo espontâneo de usuários faz com que os casos avaliados posteriormente como risco/prioridade permaneçam aguardando em fila o momento de chegar até o acolhimento para avaliação. Nessa perspectiva, houve a necessidade da criação de um dispositivo que auxiliasse na melhoria da assistência prestada a esses usuários. Sendo assim, o trabalho pretende demonstrar que a busca ativa é um dispositivo que permite a identificação e avaliação dos usuários que aguardam atendimento em filas externas, e tem como objetivo priorizar os mesmos. Descrição da experiência: A busca ativa tem se caracterizado como um facilitador no processo de trabalho dos profissionais de enfermagem nas UPA’s. Tendo em vista que usuários que apresentam risco/prioridade, não deverão aguardar em filas. O Protocolo de Manchester é um método rápido de identificação destes usuários que recorrem ao serviço de urgência. Permitindo atender em primeiro lugar, os casos mais graves. Protocolo este de suma relevância na realização da busca ativa, porque organiza, agiliza e humaniza o atendimento. A expectativa dos usuários sejam elas positivas ou negativas, são fatores do cuidado de enfermagem facilitadores da comunicação/interação com o profissional de saúde, atributo importante que qualifica o cuidado de enfermagem e que emergiu dos discursos das enfermeiras sendo classificado como tecnologia leve. Efeitos alcançados: Aprimoramento do processo de trabalho das equipes que consiste na identificação de casos sintomáticos, onde o profissional de enfermagem, preferencialmente enfermeiro, que possui conhecimento científico teórico-prático, deverá circular na parte interna e externa da unidade, avaliando, reavaliando e orientando os usuários que aguardam atendimento. Recomendações: É preciso garantir no cotidiano o princípio da universalidade do acesso, a responsabilização pela saúde dos indivíduos e a conseqüente constituição de vínculos entre os profissionais e população empenhando-se na construção coletiva de estratégias que promovam mudanças nas práticas dos serviços. A Unidade de Pronto Atendimento funciona como uma interface entre a rede de atenção primária e a porta de entrada das grandes emergências. Por esse motivo a inserção do usuário nesta rede intenciona complementar e atender as urgências e emergências de pequena e média complexidade.