Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRÉ-ESCOLARES DE FORMA LÚDICA NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Regina Pedroso Talim, Ester Mendes Silva, Thais Custodio Pinto, Juliana Tome

Resumo


INTRODUÇÃO Conforme o Manual de Higiene e segurança nas escolas (2008), a educação deve ser um fator de promoção e proteção à saúde. A comunidade escolar deve contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos e como agir para que os escolares melhorem hábitos e atitudes relacionados a higiene e saúde.OBJETIVO Conscientizar as educadoras e pré-escolares, na importância da higienização adequada das mãos como meio de promover saúde.MÉTODO Trata-se de uma experiência vivenciada na instituição Abrigo de Jesus. A ação educativa foi no período de março a junho de 2010. Houve apresentação teatral, dinâmica da técnica correta de higienizar as mãos, músicas e as educadoras responsáveis foram instruídas a aplicar um Gibi de desenhos que retrata a higienização, por um período de quinze dias. RESULTADOS No período de quinze dias acompanhamos o desenvolvimento dos pré-escolares e o empenho das professoras no processo adequado de higienização das mãos no ambiente escolar. Visto que as educadoras relataram o êxito da ação continuada da educação em saúde, com 100% de adesão das crianças ao objetivo proposto.CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebemos a dimensão positiva do aprendizado mútuo, ocasionado por meio das atividades extra classe, onde é envolvida a comunidade e a universidade, uma vez que o aprendizado educativo para uma melhor qualidade de vida inicia-se na infância. Observamos como é importante a inserção de teatros, músicas e desenhos como fatores de desenvolvimento educativo para o público infantil, como facilitador de construção de hábitos saudáveis entre crianças nas escolas e até mesmo em casa.