Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação em saúde: Espaço gerador de cidadania
Viviane Ferraz Ferreira, Shirley Aviz de Miranda, Genylton Odilon Rego da Rocha, Márcia Maria Bragança Lopes, Milena Silva dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação em saúde como ferramenta no processo de sensibilização reflete uma estratégia de promoção da saúde que envolve a participação das pessoas em seu cotidiano, estando estas doentes ou saudáveis. Os profissionais da rede básica integram atitude de inovação e renovação na crença de que é possível mudar e com isso o usuário se torna um cidadão co-autor do processo de construção do cuidado à sua saúde. OBJETIVO: Identificar o perfil das produções científicas e analisar as tendências dos resultados em evidência sobre a Educação em saúde e cidadania. MÉTODO: Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) onde foram utilizadas as 6 etapas propostas por Ganong. Para coleta de dados utilizou-se a base de dados LILACS. Foram utilizadas publicações indexadas de 2000 a 2011. A amostra final incluiu 10 produções científicas que abordaram a temática educação em saúde com geradora de cidadania. RESULTADOS: A tendência da pesquisa trouxe uma prevalência de estudos de natureza artigo com maioria das pesquisas apresentando mais de três autores, prevalecendo docentes; a modalidade de produção do tipo revisão teórica foi mais utilizada. As categorias que emergiram dos estudos foram: Educação em Saúde: historicidade e bases conceituais; Educação Popular como geradora de cidadania. As implicações dessas evidências mostraram o processo histórico das políticas de saúde e o surgimento dos movimentos sociais em busca de práticas de saúde mais voltadas para as necessidades da população, fatores estes que contribuíram para o surgimento e fortalecimento da Educação em Saúde. Os estudos destacaram também que a Educação Popular em Saúde foi construída a partir da aproximação do mundo popular, proporcionando a construção de novos saberes, a partir da junção de conhecimentos científicos e de saberes populares. CONSIDERAÇÔES FINAIS: Evidenciamos na literatura contribuições relevantes sobre a Educação em saúde por ser uma prática emancipadora do sujeito, permitindo que o mesmo transforme sua realidade e estimule experiências que permitam melhores condições de vida e promovam saúde, atuando desta maneira com espaço gerador de cidadania, onde o conhecimento de todos os sujeitos contribua para o surgimento de novos saberes.