Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação no Hospital: Saúde, Desenvolvimento e Cidadania
Priscila Vieira Coratini, Elizabeth Ramos Luiz

Resumo


J. História Social & Possibilidades Educacionais (Problema)Menor JRM, internada no HOSPITAL |JESUS desde outubro de 2011. Apresentando edema nos membros inferiores, desidratação, desnutrição, anemia, comportamento de isolamento social, não andava, sequer apresentava oralidade.Notificação de violência sexual do Conselho Tutelar relatando o histórico e a problemática social, além de não possuir registro civil e história de escolarização. O caso encontra-se acompanhado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) juntamente com a Promotoria do Estado.Nos primeiros momentos esteve nas enfermarias do CTI e UI, devido condições clínicas e cirúrgicas.J. Ações e metodologias pedagógicas a serviço da infância e hospitalização.(descrição da experiência)O trabalho pedagógico da Classe Hospitalar Jesus, desenvolvido por professores da rede municipal de educação/ed. Especial do Rio de Janeiro, iniciou-se com a professora Elizabeth na UI, onde JRM olhou para o livro da contação de história.Transferida para a enfermaria 24, as professoras Elizabeth e Priscila, iniciaram uma abordagem pedagógica pautada por valores e atitudes sociais com potencial para alavancar sua autoestima e socialização. No dia 24 de outubro, JRM entrou em isolamento de contato, e, as professoras em conversa com a médica, a mesma autorizou idas ao pátio na cadeira de rodas. Abordagens diárias de interação e comunicação oral, participação de atividades sociais no hospital (dia das crianças), passeios no pátio, trabalho pedagógico em horário individualizado, estímulos para a oralização e caminhada, cuidados básicos de higiene e autoestima (escovação dental, utilização de colar, pulseiras e batom). J.Processo Civilizatório: identidade e escolaridade (efeitos alcançados)A mediação das atividades na classe hospitalar permitiram a JRM, experimentar e reinventar um novo jeito de se ver, de viver, de sonhar e se apresentar ao mundo. JRM demonstra interesse em realizar as atividades escolares: recorta, cola, identifica letras do seu nome e escreve seu nome com ajuda contribuindo para o avanço do seu desenvolvimento e aprendizagem, pois o processo envolve uma descoberta mútua de possibilidades e dificuldades a serem superadas. Os profissionais da saúde colaboram para a participação de JRM na Classe mediante as produções escolares observadas pelos médicos, enfermeiros, etc.J. Relevâncias na atenção pedagógica hospitalar (recomendações)É importante observar o cumprimento das leis que legitimam e garantem a criança e ao adolescente o direito de ter acesso a educação em ambiente de saúde (Resolução N.º41 CONANDA - MEC/2002).Concomitantemente é necessário estabelecer uma parceria entre professores (Classe Hospitalar) com a equipe de Saúde, afim de atualizar-se sobre a condição clínica da criança e os cuidados indispensáveis para a promoção e o restabelecimento de sua saúde. O acesso ao prontuário permitem um acompanhamento e um planejamento de ações pedagógicas direcionadas a promoção do “sujeito” no seu desenvolvimento global. Essas informações devem ser mantidas em sigilo pela classe hospitalar e sua equipe, respeitando cláusula do código de ética médica.