Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação Permanente (EP) como dispositivo da qualificação da Clínica do Enfermeiro
Nayara Lúcia Soares de Oliveira, Clarice Aparecida Scopin Ribeiro, Cintia Mastrocola Soubhia, Edilson Marcos Vicentim, Fabíola Silva Damas de Carvalho Silva, Simone Vanzetto Minari

Resumo


Caracterização do problema: o investimento na formação da Enfermagem e o desenvolvimento do seu papel na equipe tem sido peça-chave na construção do SUS Campinas. Com a implantação do Saúde da Família Paidéia (2001) e o estímulo ao trabalho de equipe, acolhimento e acesso do usuário, a enfermagem se voltou para as interfaces na equipe e a gestão cotidiana do serviço, desfocando a especificidade de seu trabalho. Com o incremento de novos enfermeiros (2008), em sua maioria recém-formados da área hospitalar, com pouca experiência em saúde coletiva, as ações educativas de caráter técnico-informativo desenvolvidas nos distritos, pouco reorientavam o processo de trabalho ou se vinculavam à gestão local e outras instâncias. Descrição da experiência: A partir de 2010, os distritos de Saúde Leste (DSL) e Sul (DSS), apoiados por técnicos do Centro de Educação, desenvolveram processos de EP, problematizando a prática dos enfermeiros de modo a aprimorar sua clínica, baseada na integralidade, na corresponsabilização e no cuidado em Rede. Durante 2011, o trabalho envolveu cerca de 130 enfermeiros dos centros de saúde e serviços de referência, em encontros de 8 horas/mês, alternando momentos de concentração e dispersão. Por caminhos diferentes, no DSL, um dos grupos tratou das atribuições de campo e núcleo e o outro debateu a organização da rede, referenciando-se em portaria sobre Atenção Primária. No DSS, partindo do papel do enfermeiro, compararam-se visões destes profissionais, das equipes e as diretrizes da Secretaria para Atenção Primária. Repactuou-se o atendimento da demanda espontânea em conjunto com gerentes, criando condições para abordar a Clínica, utilizando o referencial da Gestão Clínica. Ambos processos visam aprofundar conceitos sobre a Clínica do Enfermeiro e o Cuidado em Rede das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Efeitos alcançados: É prematuro identificar uma reorientação da prática, mas já é perceptível o fortalecimento da Enfermagem, pela integração entre diferentes lugares e formas de atuação, pela aproximação entre níveis de atenção, pela troca baseada na prática. Recomendações: processos educativos devem estar alinhados com a gestão nos serviços, seja pela garantia de participação, seja pela reorientação do trabalho. Além disso, vários grupos concomitantes requerem cuidado com a singularidade dos aprendizados combinada ao conhecimento que se pretende alcançar.