Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação Permanente em Saúde: a experiência do Fórum de Integração da Rede de Reabilitação de Belo Horizonte
Cássia Batista, Janete Coimbra, Kimielle Silva, Natalia Azevedo, Romilda Araújo, Carla Reis

Resumo


A experiência dos Fóruns de Integração da Rede de Reabilitação do Sistema Único de Saúde da cidade de Belo Horizonte (SUS/BH) descrita e analisada por este estudo é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com ênfase no processo de Educação Permanente em Saúde (EPS), os fóruns foram criados pela Gerência de Atenção Primária do município para estabelecer diálogo contínuo entre profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Atenção Primária à Saúde (APS) e dos Centros de Reabilitação (CREAB) da Rede Complementar. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório recorreu à análise documental de atas e registros produzidos pela Coordenação de Reabilitação do SUS/BH. Nota-se que os Fóruns de Integração da Rede de Reabilitação se constituem como espaços de EPS ao realizar discussões sobre os processos de trabalho dos profissionais e as necessidades dos usuários, facilitando a reorganização do trabalho em rede e qualificando a assistência prestada à comunidade. Algumas contribuições dos Fóruns para efetivação de mudanças na prática dos profissionais e dos serviços são apontadas na análise: maior aproximação entre os profissionais dos serviços e consequente melhora dos mecanismos de referência e contra-referência; sistematização da discussão de casos de usuários atendidos na APS e Rede Complementar; reformulação de fluxos de encaminhamentos dos usuários; reorganização de alguns processos de trabalho das equipes dos NASFs e CREABs, além de alinhamentos de conceituais, de abordagens e protocolos. Considerando a complexidade do trabalho na área da reabilitação tendo em vista a consolidação da rede de serviços de saúde e a assistência integral e resolutiva, a afirmação de espaços coletivos de atuação e de formação com a participação de múltiplos profissionais e setores da saúde são estratégias importantes de EPS e de transformação das práticas vigentes.