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Cenários de ensino-aprendizagem e formação profissional dos estudantes de Terapia Ocupacional da USP.
Resumo
Na última década, no Brasil, importantes processos sociais condicionaram mudanças na formação dos profissionais de saúde. Entre estes, destacam-se a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais e a implementação de políticas interministeriais que induziram transformações curriculares em direção a uma maior integração das instituições formadoras com os serviços públicos de saúde. Estas enfatizaram novas conformações da relação entre as instituições de ensino e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), almejando a produção de uma parceria responsável, na qual os serviços se constituíssem em cenários privilegiados para o aprendizado. O objetivo do trabalho realizado foi analisar e discutir como esses processos influenciaram a formação profissional dos estudantes de Terapia Ocupacional da USP /SP, especialmente no que diz respeito à formação em serviço. O estudo foi desenvolvido por meio da conjugação da metodologia de revisão bibliográfica com análise da literatura nacional e de pesquisa documental referente às disciplinas práticas que envolvem a formação em serviço, ministradas no curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo/SP. No que se refere à formação do terapeuta ocupacional em serviço, enfatiza-se o valor da aproximação e envolvimento dos estudantes com as necessidades reais da população, bem como a interação com as comunidades e seus problemas, sendo que os cenários oferecidos para aprendizagem visam possibilitar a oferta de vivências em diferentes níveis de atenção à saúde, unidades de assistência e segmentos da população, incluindo diversas situações práticas e articulação com o trabalho interdisciplinar. Na USP/SP, o curso de Terapia Ocupacional vem enfatizando, ao nível de suas proposições, sua adesão às perspectivas apontadas nas DCN, envolvendo, particularmente, os aspectos relacionados à formação prática (ou em serviço) durante o processo de graduação dos estudantes, destacando o olhar do terapeuta ocupacional para as necessidades e recursos locais. Nota-se também que as disciplinas práticas tem buscado oferecer aos estudantes oportunidades de desenvolver ativamente suas competências profissionais, de modo a ampliar, gradativamente, sua responsabilidade e autonomia junto à população atendida e às equipes dos serviços.