Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Cenários de ensino-aprendizagem e formação profissional dos estudantes de Terapia Ocupacional da USP.
Marina Di Napoli Pastore, Marta Carvalho de Almeida

Resumo


Na última década, no Brasil, importantes processos sociais condicionaram mudanças na formação dos profissionais de saúde. Entre estes, destacam-se a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais e a implementação de políticas interministeriais que induziram transformações curriculares em direção a uma maior integração das instituições formadoras com os serviços públicos de saúde. Estas enfatizaram novas conformações da relação entre as instituições de ensino e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), almejando a produção de uma parceria responsável, na qual os serviços se constituíssem em cenários privilegiados para o aprendizado. O objetivo do trabalho realizado foi analisar e discutir como esses processos influenciaram a formação profissional dos estudantes de Terapia Ocupacional da USP /SP, especialmente no que diz respeito à formação em serviço. O estudo foi desenvolvido por meio da conjugação da metodologia de revisão bibliográfica com análise da literatura nacional e de pesquisa documental referente às disciplinas práticas que envolvem a formação em serviço, ministradas no curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo/SP. No que se refere à formação do terapeuta ocupacional em serviço, enfatiza-se o valor da aproximação e envolvimento dos estudantes com as necessidades reais da população, bem como a interação com as comunidades e seus problemas, sendo que os cenários oferecidos para aprendizagem visam possibilitar a oferta de vivências em diferentes níveis de atenção à saúde, unidades de assistência e segmentos da população, incluindo diversas situações práticas e articulação com o trabalho interdisciplinar. Na USP/SP, o curso de Terapia Ocupacional vem enfatizando, ao nível de suas proposições, sua adesão às perspectivas apontadas nas DCN, envolvendo, particularmente, os aspectos relacionados à formação prática (ou em serviço) durante o processo de graduação dos estudantes, destacando o olhar do terapeuta ocupacional para as necessidades e recursos locais. Nota-se também que as disciplinas práticas tem buscado oferecer aos estudantes oportunidades de desenvolver ativamente suas competências profissionais, de modo a ampliar, gradativamente, sua responsabilidade e autonomia junto à população atendida e às equipes dos serviços.