Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CENTRO DE MEMÓRIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: ESPAÇO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A VALORIZAÇÃO HISTÓRICA DA PROFISSÃO
Eliane de Fátima Lima, Roseane Vargas Rohr, Elda Coelho Bussinguer

Resumo


Caracterização do problema: O conhecimento histórico da profissão, nem sempre é valorizado no processo de formação em saúde, seja pela baixa carga horária destinada ao tema, ou mesmo pelo pouco interesse dos estudantes, que ao longo de sua trajetória estudantil, nem sempre são motivados a valorizar e encantar-se com a temática. A extensão universitária sendo um dos pilares da formação superior, atrelada ao ensino e pesquisa, representa um espaço de educação importante pois amplia as possibilidades de abordar temas nem sempre aprofundados nas disciplinas obrigatórias. Além disso, a participação dos estudantes em projetos de extensão promove o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o exercício profissional. Descrição da experiência: Nesse sentido, iniciamos em janeiro de 2010 um projeto de extensão para estruturar o centro de memória do curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. A proposta de criação do centro foi idealizada por uma das professoras do curso, que durante uma década reuniu documentos importantes para o resgate histórico sobre a implantação do referido curso. A estruturação do projeto de extensão possibilitou a concretização da proposta, conseguindo também o apoio do departamento de enfermagem. Após aprovação do projeto pela Pro-reitoria de extensão, iniciamos um processo de sensibilização do grupo de professores para a destinação de um espaço físico para que o centro de memórias fosse estruturado. Iniciamos um trabalho de organização dos documentos coletados ao longo dos 35 anos de implantação do curso, digitalizando documentos e imagens iconográficas, sistematizando informações sobre turmas de egressos, cerimônias de formatura, chefias e professores do curso, álbuns e convites de formatura e outros. O centro de memória tem se organizado com vistas a articular ações de extensão, ensino e pesquisa, que valorizem o patrimônio histórico e cultural da saúde bem como sensibilizem estudantes, professores e egressos do curso para a valorização da própria história. Efeitos alcançados: a iniciativa de organização do centro de memória tem motivado estudantes e professores no resgate do conhecimento histórico produzido na saúde e enfermagem. A articulação com outros centros de memória já consolidados no país é um dos objetivos do projeto para o aperfeiçoamento das atividades propostas. Os professores envolvidos no projeto buscam articular atividades do centro de memórias com a disciplina exercício da enfermagem, ofertada no primeiro período do curso, que aborda conteúdos históricos da enfermagem. Percebe-se um movimento de resgate e valorização da história de implantação do curso de enfermagem por parte dos professores e estudantes, entretanto ainda incipiente. Recomendações: Que os currículos valorizem mais o conhecimento histórico da profissão e que outras iniciativas sejam implementadas, na tentativa de sensibilizar estudantes e professores para o conhecimento de sua própria história.