Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Comparação da composição corporal e do risco cardiovascular de indivíduos autodeclarados diabéticos e os que negam diabetes em uma Unidade Básica de Saúde.
Ricardo Dias Corrêa, Sibelle Caroline Schramm Carvalho da Silva, Bruna Cristina Mascarenhas, Mariana Suguino, Josiane Letícia Marques Martins, Clotilde Nunes Martins Rocha Silva, Adriana Gomes Brandão, Ana Maria Chagas Sette Câmara

Resumo


INTRODUÇÃO: A prevalência nacional de diabetes mellitus (DM) aumentará nos próximos anos. Mudanças no estilo de vida desses pacientes devem ser incentivadas. OBJETIVO: Comparar a composição corporal e o risco cardiovascular de indivíduos autodeclarados diabéticos (ADM) com os que negam diabetes (NDM) em uma Unidade Básica de Saúde. METODOLOGIA: Estudo de caráter transversal exploratório. Foi aplicado um questionário semi-estruturado e realizada as seguintes medidas antropométricas: peso, altura e medida das circunferências da cintura (CC) e do quadril (CQ). Além disso, foram calculados índice de massa corporal (IMC) e da razão de CC por CQ (RCQ). Para estimas o risco cardiovascular foram empregados os valores de CC e RCQ. A coleta dos dados foi realizada por estudantes integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) de usuários residentes na área de abrangência da UBS Milionários, do município de Belo Horizonte – MG. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 388 indivíduos de ambos os gêneros, com idade acima de 18 anos, sendo a maior parte composta pelo sexo feminino. Os indivíduos ADM corresponderam a 12,2% da amostra. O grupo ADM tem maior IMC, CC e RCQ, em média, que o grupo NDM (p<0,05). Entre os adultos, a maior parte dos ADM foi classificada como obeso, enquanto que no grupo NDM predominam os eutróficos (p<0,05). Contudo, entre os idosos, a maior parte da amostra foi classificada como sobrepeso, sem diferença entre os grupos. No que diz respeito ao risco cardiovascular, foram usadas as classificações seguindo valores de CC e RCQ. A grande maioria dos usuários ADM apresentou algum risco. Cerca de 40% da amostra total apresentou–se sob risco, segundo RCQ. Curiosamente, a maior parte da amostra declara-se satisfeita com a composição corporal do próprio corpo, sem diferença entre os grupos. CONCLUSÃO: Embora a maior parte da amostra se declare satisfeita com o próprio corpo, os indivíduos ADM têm maior IMC, CC e RCQ, em média, que o grupo NDM (p<0,05). Além disso, detectou-se que embora haja uma maior prevalência de risco cardiovascular para os usuários ADM, mais de um terço da amostra total está sob risco de doenças cardiovasculares. O incentivo às práticas de hábitos saudáveis, com ênfase na alimentação e atividade física, deve ser prioritário em nível de atenção básica a fim de diminuir os riscos que acometem a população estudada.