Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Concepções de “humanização” na ótica de estudantes de Psicologia / Campus Baixada Santista – UNIFESP
Sylvia Helena Souza da Silva Batista, Carolina Oliveira Cruz

Resumo


INTRODUÇÃO: A formação do profissional, torna-se um foco para um cuidado humanizado, reconhecendo-se que a questào da humanização deve ser discutida durante todos os anos da formação e que a abordagem interdisciplinar entre clínica, ciências sociais e psicologia é imprescindível. Existe, então, a necessidade de se formar profissionais que consigam olhar uma outra pessoa, responsabilizar-se por ela, enxergá-la como sujeito e preocupar-se com ela. E, para isso, é preciso mais do que uma única disciplina específica, mas manter a graduação como um todo focada na formação ética e humanista. OBJETIVO: apreender as concepções de humanização dos estudantes de Psicologia de cinco turmas dos Campus Baixada Santista da UNIFESP. MÉTODO: o contexto do estudo abrange um campus que, com um Projeto Político Pedagógico fundamentado na educação interprofissional, na interdisciplinaridade, na integralidade do cuidado e no trabalho em equipe, desenvolve uma formação que busca integrar e articular a humanização do cuidado tanto nos Eixos Comuns como nos Específicos. Participaram do estudo 51 estudantes do curso de Psicologia da UNIFESP. O processo de produção de dados compreendeu a realização de 5 grupos focais com estudantes, sendo os dados analisados na perspectiva da análise temática de conteúdo. RESULTADOS: humanizar abrange cuidado integral, prática profissional sensível, necessidades do sujeito-paciente, escuta ativa, atenção integral à saude. Importante destacar que estas concepções de humanização foram sendo cosntruidas e engendradas nos itinerários formativos nos quais os estudantes estão inseridos, comprendendo tanto experiências pessoais, como resultantes das aprendizagens no decorrer do curso de Psicologia. Os estudantes participantes da pesquisa expressaram o entendimento de que as experiêncais construídas no Eixo Trabalho em Saúde, articulando com as discussões no eixo O Ser Humano e sua Inserção Social e alguns módulos especificos do curso de psicologia, ,incluindo as vivências no Laboratório de Sensibilidades, possibilitaram compreender huamnização como processo que influencia na produção de saúde de homens e mulheres. A experiência pessoal de cada estudante e as experiências coletivas parecem imbricar-se, podendo ser vividas e/ou provocadas, induzidas e fomentadas pontes entre as aprendizagens construidas em cenarios da pratica e os espaços de sala de aula. Relevante inferir que as interações estruturadas entre professores e estudantes têm um papel importante na representação e prática no campo da produção de um cuidado integral e humanizado, na perpsectiva da integralidade.CONCLUSÃO: Esta pesquisa contribui para a compreensão de que parece haver uma articulação fundamental entre os pressupostos do projeto Pedagógico do campus Baixada Santista, a organziação de situações de aprendizagem em contextos de prática e os valores, conceitos e compreensões que os estudantes vão construindo no decorrer do seu processo de formação.