Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Letícia do Carmo Brito, Jaquelline Passos Carvalho, Mariza Silva Almeida

Resumo


Introdução: A adolescência é uma fase da vida marcada pelo intenso desenvolvimento humano, o qual, consolida a formação da personalidade e identidade de jovens de acordo com sua trajetória particular e sua história de vida, coexistindo comportamentos de inquietude, crises e conflitos. A questão da sexualidade do (a) adolescente vem sendo gradativamente pouco debatida de modo imparcial e abertamente pela sociedade, causando situações de impasse, frente à gravidez precoce e a infecções sexualmente transmissíveis (IST). Reconhecendo a importância da realização de atividades de promoção e prevenção da saúde e pela conscientização da necessidade da inserção de práticas educativas em saúde, relacionadas com a sexualidade, entre o (a)s adolescentes, foi proposto à realização de atividade de educação em saúde sobre Sexualidade, IST’s, planejamento familiar e gravidez, com adolescentes moradores da Ilha de Maré, que estudam na Escola Marcílio Dias em São Tomé de Paripe-Salvador, Bahia.. Metodologia: A atividade foi realizada, no dia 26 de novembro de 2010,com a participação de 92 alunos (as), por meio de dinâmicas participativas, tendo como destaque: dramatização teatral, utilização de recursos audiovisuais, dinâmicas com expressão corporal e exposição de materiais relacionados aos temas. Efeitos alcançados: Esta atividade contribuiu como ferramenta transformadora para a formação pessoal e profissional do (a)s graduando (a)s, despertando-o (a)s para o compromisso ético e político com a comunidade, além de possibilitar sua interação com a comunidade de Ilha de Maré, promovendo a troca entre conhecimento científico e popular, resultando em aprendizado mútuo. Recomendações: É por meio de atividades de educação em saúde, que se pode sanar ou, ao menos, minimizar as dúvidas e inquietações que existem nessa fase da vida. As abordagens educativas devem se dar de forma lúdica com o objetivo de despertar o interesse e participação do(a)s adolescentes.Considerações finais: As atividades permitiram a participação do (a)s discentes na construção de um projeto educativo com o objetivo de promover o interesse dos (as) adolescentes pelos temas abordados e para o estabelecimento de uma prática dialógica com a participação ativa de todo (a)s. Há ainda que se considerar que as práticas educativas forneceram subsídios para capacitar os sujeitos envolvidos na atividade para o desenvolvimento de ações conscientes e responsáveis.