Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ENSINO EM SERVIÇO E O PET-SAÚDE: TERRITORIALIZAÇÃO COMO PROCESSO INDUTOR DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR SIGNIFICATIVA
Pedro Renan Santos de Oliveira, Ângela Maria Alves e Souza, Vanessa Anielly Cruz Moura, Naiana Alves, Angélica Menezes

Resumo


Quando a integração ensino-serviço acontece efetivamente, unindo docentes, estudantes e profissionais de saúde com o foco central no usuário, a dicotomia entre o ensino e as necessidades concretas de saúde da população tende amenizar-se, aponta a literatura da Educação na Saúde. Qual ferramenta no cotidiano do serviço pode garantir integração entre universidade e serviços de saúde? Ao assumir que o modo de integrar educação e trabalho requer reformulações de práticas e estratégias de ensino, esse estudo tem como objetivo descrever a experiência da territorialização em uma comunidade a partir da atividades desenvolvidas por acadêmicos da saúde no PET-Saúde/UFC, em um centro de saúde de Fortaleza no período de agosto à novembro de 2011.Os resultados desta experiências mostram que a Estratégia de Saúde da Família (ESF), enquanto modelo reorganizador da atenção a saúde, redirecionar a assistência tradicional centrado em problemas de saúde “individuais” para um novo modelo voltado para as necessidades da população de determinada área adscrita. Quando os futuros profissionais, com base na dinâmica da realidade do território observado, podem apreender que ações de saúde devem ser planejadas, executadas e avaliadas, observa-se a busca pela adequação às novas demandas das necessidades sócio-epidemiológicas de cada território na comunidade. Os resultados apontam que a territorialização como ato cotidiano do acadêmico, futuro profissional, em busca de uma inserção na realidade atua como dispositivo promotor de mudanças de práticas tanto na inserção do estudante em dada dinâmica comunitária quanto à saída gradativa para fora dos próprios Centros de Saúde, promovendo transformação do lócus de atuação, transposto do indivíduo para a realidade em que acontece a vida concreta dos usuários dos territórios-vivos, sugerindo para os próprios profissionais do serviço outro modo de atuação. Conclui-se que, a territorialização na experiência de ensino-aprendizagem do PET-Saúde é condutor do método pedagógico na integração ensino-serviço-comunidade-gestão, assim como promotora de implicação da academia com os centros de saúde, da conexão com as necessidades de saúde de dada comunidade.