Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM NA REDE BÁSICA DE SAÚDE: A PRECEPTORIA DE ESTÁGIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NOROESTE FLUMINENSE
Adriana Cavalcanti de Aguiar, Guilherme Imbelloni

Resumo


O estudo aborda a percepção de enfermeiros que atuam como preceptores das atividades do estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior, na rede básica de saúde do município de Itaperuna/RJ. Esta atividade de integração ensino-serviço com inserção de estudantes na comunidade favorece a aproximação dos alunos nas práticas norteadas pelos princípios do SUS, com ênfase na Atenção Primária a Saúde. A preceptoria é muito importante para auxiliar a formação de novos profissionais, no entanto esta vem sendo abordada de maneira informal, descaracterizando a atividade. Objetivo: Analisar as percepções dos preceptores no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem e sua contribuição na formação dos discentes do curso de graduação em Enfermagem. Métodos: Estudo exploratório de natureza quali-quantitativa que buscou identificar como a preceptoria se desenvolve inserida nos serviços de saúde do município de Itaperuna/RJ. Envolveu 10 enfermeiros que atuam em um Centro de Saúde e em sete Unidades de Saúde da Família, representando um percentual de 35% dos profissionais que atuam neste cenário. Foi utilizado um questionário estruturado e um roteiro de entrevista semi-estruturado, sendo a análise dos dados composta pela Freqüência de Respostas e a Análise de Conteúdo. A categorização do material indicou três eixos temáticos: I) Fatores motivadores e de frustração para a preceptoria; II) Conhecimentos acerca das políticas de ensino e a percepção sobre educação; III) Capacitação para a atividade da preceptoria. Resultados: Todos os entrevistados caracterizaram a preceptoria como uma atividade que estabelece pontes entre o ensino superior e o serviço de saúde. O conhecimento das políticas de ensino que permeiam a atividade da universidade se mostrou restrito, em parte pela escassa participação dos preceptores nos fóruns propostos pelo curso de graduação em Enfermagem. Por não possuir uma sistematização, nem atividades de Educação Permanente, a preceptoria enfrenta obstáculos, que podem ser em parte superados a depender do apoio dos gestores acadêmicos e da saúde.