Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Escolares e o Processamento de Resíduos Sólidos Domiciliares: Uma Análise Preliminar
Luciana Hendges, Larissa Dal Paz, Alan Szepilowski, Mayra Zancanaro, Marli Catarina Pasini, Tarcisio Borgmann, Monica Tessaro, Altamir Trevisan Dutra

Resumo


Introdução: Este estudo é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde em parceria da Unochapecó com a Secretaria de Saúde de Chapecó/SC no ano de 2011. O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade e assim buscamos aproximar saúde e educação de forma intersetorial e interdisciplinar, a partir da problemática do processamento de resíduos sólidos domiciliares em uma escola de ensino básico assistida pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Para a saúde pública, os resíduos sólidos urbanos ocupam papel estratégico na estrutura epidemiológica de uma comunidade, como transmissão de doenças provocadas pela ação de vetores. Objetivo: Identificar como é realizado o processamento dos resíduos sólidos no ambiente doméstico dos escolares. Metodologia: Estudo investigativo, exploratório e descritivo com caráter qualiquantitativo. Os sujeitos deste estudo foram os familiares de 100 escolares, do quarto e quinto anos do ensino fundamental, residentes em bairro onde são assistidos pela ESF que este grupo do PET-Saúde está inserido. Inicialmente obtivemos o consentimento formal para realização da pesquisa junto aos órgãos responsáveis: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Escola e Conselho Local de Saúde. Os dados foram levantados através de um questionário semi-estruturado e auto-aplicável às famílias dos escolares que foi entregue em sala de aula, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para ser respondido e assinado pelos responsáveis do aluno. Para validação deste questionário foi realizado estudo piloto com 12 alunos, sendo aplicados os mesmos critérios de inclusão na pesquisa. Obtivemos uma amostra de 10 escolares, pois 2 foram excluídos por não retornarem com os formulários devidamente preenchidos Após, o questionário foi aplicado aos 100 escolares, sendo que 72 devolveram preenchidos corretamente, e os 28 restantes foram excluídos da amostra por não devolverem os questionários ou apresentando o TCLE não preenchido. A análise das respostas se deu através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Os participantes desta pesquisa caracterizaram-se como: 86% mães, 12% pais, 2% outros; situando-se 40% na faixa dos 21-30 anos, 31% 31-40 anos, 22% 41-50 anos, 4% acima dos 50 anos e 3% não responderam a pergunta. Dentre as profissões, temos: Do lar, serviços gerais (carpinteiro, pedreiro e eletricista), auxiliar de produção, doméstica, comerciante, vendedor e camareira. As famílias constituíam-se: 38% 4 membros, 22% 5 membros ou mais, 3% 2 membros e 1% não respondeu. O tempo de moradia no bairro foi 66% há mais de 5 anos. Após a análise dos discursos sobre lixo reciclável, identificaram-se 4 categorias de Idéias Centrais (IC), formando 4 grupos. G1: Idéia Central: demonstra preocupação com a produção de lixo e seu destino final em que 88% dos entrevistados realizam a separação do lixo reciclável residencial. Isto reflete a conscientização da população em buscar estratégias que amenizem o impacto ambiental gerado pelo consumo de produtos não degradáveis facilmente, conforme se constatou nas formas de processamento dos resíduos sólidos domiciliares em que 63% das famílias pesquisadas utilizam a coleta seletiva municipal; 17% reutilizam esse material para venda e ganho financeiro; 13% enterram; 3% depositam na própria casa e 4% praticam a queimada, fato este proibido pela legislação vigente por liberar no meio ambiente produtos tóxicos. Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) importância de reciclar o lixo, prejudicar menos o meio ambiente, pois de fato iremos poluí-lo, e através da separação colaboramos em deixar a cidade e o mundo melhor e mais bonito. G2: IC: Papéis, plásticos, vidros e alumínio; 20 respondentes; DSC São materiais como papel, plástico, vidro e lata, que são separados individualmente. G3: IC: Separar o lixo reciclável do lixo orgânico; 12 respondentes; DSC Devemos separar papel com papel , plástico com plástico, não podendo misturar com comida e ainda podemos enterrar o lixo orgânico. G4: IC: Material que podemos reutilizar; 23 respondentes; DSC É tudo aquilo que se pode reutilizar ou processar para fazer outro produto útil para nossas vidas. Verifica-se que o entendimento dos sujeitos respondentes do questionário, contempla todas as questões de saúde ambiental que tem a preocupação com questões relacionadas a saúde humana. A idéia central da maioria dos sujeitos respondentes do questionário sobre lixo reciclável é de que o mesmo seria um material que podemos reutilizar. Outra idéia central encontrada, é que o lixo reciclável seriam papéis, plásticos, vidros e alumínio. Com relação as formas de descarte do lixo reciclável foram identificados 4 categorias de Idéias Centrais formando 4 grupos. G1: IC: Para não poluir o meio ambiente e evitar transmissão de doenças; 39 respondentes; DSC Para manter o bairro e a cidade limpa, utilizando a coleta seletiva evitando transmissão de doenças e acúmulos de lixo em terrenos e pátios; G2 IC: Por que graças a coleta tiramos o sustento da família e pagamos as contas; 7 respondentes; DSC Porque graças a coleta sustentamos a família, pagamos água, luz, contas. Faz bem para as famílias que reciclam. G3 IC: Pela praticidade da coletiva seletiva; 22 respondentes; DSC Por que é importante reciclar e separar o lixo reciclável, utilizando a coleta seletiva. Sendo esta, a forma mais eficiente e correta, evitando prejuízos ao meio ambiente; G4 IC: Por que não tem outra forma de fazer o descarte; 4 respondentes; DSC Por que é o único recurso, para não jogar nos terrenos e rios. A sociedade mostra-se sensível ao problema ao reagir positivamente ao apelo de participar de programas públicos de coleta seletiva de lixo ou quando toma a iniciativa de promover a separação de materiais. Esta ação reflete em outros aspectos, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, sendo este um assunto levantado nas idéias centrais dos sujeitos que pertencem a uma comunidade, tomando consciência sobre os geradores de doenças e poluição. Conclusões: Os resultados apontam que a maioria da população estudada se preocupa com a saúde ambiental caracterizando um diagnóstico de situação promissor para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade do planeta. Cabe salientar que na comunidade pesquisada algumas famílias sobrevivem do trabalho informal de coleta de materiais recicláveis, o que pode justificar os resultados encontrados. Estes resultados serão utilizados na orientação de ações estratégicas para a promoção da saúde ambiental junto aos escolares e à comunidade assistida pela ESF local.