Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Estágio de Vivencia no SUS: uma contribuição para formação em Saúde- Relato de Experiência
Monaise Madalena Oliveira, Paloma Ribeiro Pires Simas

Resumo


Vivenciar e ampliar os conhecimentos na prática através de um processo de construção e desconstrução de conhecimentos sobre o SUS é de suma importância para a vida acadêmica, experimentando um novo espaço de aprendizagem que possibilita a formação de profissionais comprometidos, éticos politicamente com as necessidades de saúde da população, além de construir novas relações entre os estudantes e suas respectivas instituições de ensino. Nessa perspectiva é realizado o estágio de vivencia no SUS com o objetivo de contribuir e incentivar os estudantes a refletir sobre o seu papel enquanto contribuinte e modificador de práticas sociais e transformação dentro do processo de saúde. Sua estratégia metodológica se baseia em observações dos estudantes de saúde em visitas realizadas em municípios da Bahia frente à realidade do SUS com realização de reuniões e oficinas sendo acompanhados por mediadores contribuindo para o amadurecimento das práticas em saúde. No processo de imersão dos estudantes no âmbito do SUS, desenvolve-se o olhar crítico sobre a realidade e as necessidades de saúde através de visitas realizadas nos diversos níveis de atenção e através dos momentos de discussões entre estudantes, profissionais, usuários e gestores. Durante o período da vivencia os estudantes de diversas graduações da área de saúde tem a oportunidade de socializar o que foi observado e discutir sobre temas referentes a políticas de saúde, modelo de atenção, formação em saúde e controle social, sendo essa socialização conduzida por um mediador, que diante da heterogeneidade do grupo constrói um olhar interdisciplinar. A experiência do estágio de vivencia no SUS proporciona ao estudante a capacidade de desenvolver e articular estratégias que orientem novas práticas de saúde aprimorando os processos de formação, proporcionando mudanças com vistas a integralidade e a interdisciplinaridade contribuindo para o amadurecimento das práticas em saúde.