Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Estratégia de Reorientação da Formação em Saúde: novo olhar para o SUS
Debora Moura dos Santos

Resumo


Caracterização do problema: O SUS apresenta desafios no que diz respeito à formação de recursos humanos (RH) em saúde. Uma vez que cabe ao SUS direcionar a formação de RH, torna-se necessário o estabelecimento de vínculos entre a educação e o trabalho no setor saúde, reforçando compromissos das universidades com o SUS. Para isso, uma das estratégias utilizadas é o Estágio de Vivência no SUS (EVSUS - BA) que se constitui como importante dispositivo no processo de formação acadêmica, permitindo ao estudante vivenciar as práticas nos sistemas locais de saúde enquanto espaço de aprendizagem e reflexão. Descrição da Experiência: Relato da experiência de uma discente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia que participou de três edições do EVSUS como estagiária, mediadora e facilitadora de aprendizagem, nos anos de 2009, 2010 e 2011 respectivamente, promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública – EESP/SESAB. O estágio é estruturado em grupos de estudantes da Bahia, de todas as categorias da saúde. No período de dez dias cada grupo imerge em um município do estado para vivenciar o SUS em suas práticas diárias e diretrizes. O estágio foi constituído em quatro eixos centrais de discussão: Políticas de Saúde, Modelos de Atenção à Saúde, Controle Social/Participação Popular e Formação em Saúde. Efeitos Alcançados: A oportunidade de vivenciar o SUS durante o período de graduação reforça o compromisso ético-político do futuro profissional de saúde com a saúde pública, estreitando laços e desenvolvendo habilidades críticas sobre o sistema público de saúde. O EVSUS torna-se relevante para o estabelecimento da construção de pactos entre o setor da educação e da saúde, favorecendo a ampliação da responsabilidade pública e contribuindo para o processo de formação e aproximação dos estudantes com o SUS. Essa experiência garantiu uma formação diferenciada, principalmente no que diz respeito à integralidade da atenção, organização dos serviços e sistema de saúde e fortalecimento do controle social, com base nas diretrizes do SUS. Recomendações: Representou a oportunidade de tornar a formação em saúde mais próxima da política de formação de recursos humanos direcionada ao SUS, perpassando pela vivência na gestão, atenção e controle social na saúde, formando profissionais qualificados, críticos e preparados para atuar no sistema de saúde.