Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAXIAS DO SUL
Suzete Marchetto Claus, Adriana Nespolo

Resumo


As instituições de ensino têm sido desafiadas para mudanças na formação de profissionais de saúde. A 12ª Conferência Nacional de Saúde apontou a necessidade de que o processo de formação tivesse mais interface com o sistema de saúde, em particular o público e a atenção básica. Além disso, destacou a política de Educação Permanente em Saúde (EPS) como diretriz para orientar vivências no sistema de saúde. Historicamente os serviços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul-RS vem se constituindo como campo de estágio para diversas profissões tanto do nível médio quanto no âmbito da graduação e pós- graduação. Para sistematizar esta oferta, qualificar a inserção dos alunos nos locais de prática, interferir na formação de profissionais contribuindo na adequação do perfil para atuar no SUS e aproximar as instituições de ensino da realidade dos serviços e destes com a produção de conhecimentos e saberes tecnológicos, a SMS por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde desde 2005 tem implementado várias estratégias articuladoras dessa política atendendo em 2011 aproximadamente 800 alunos por semestre. Uma delas é o Programa Integrar: Conhecendo o SUS, que tem como atribuição facilitar a aproximação de todos os novos alunos e docentes com a organização das práticas e da gestão de rede de serviços por meio de encontros programados e oferta periódica e permanente; realização de expedições agendadas para visitas aos diferentes serviços; e programas de vivência de estudantes de graduação. Além disto, tem participado de programas interinstitucionais para mudanças na formação como o Pró-Saúde (medicina) e PET-Saúde (medicina, enfermagem, nutrição e fisioterapia) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul desde 2009. Em 2011, foi instituído o mapeamento de estagiários, o qual consiste em uma planilha eletrônica e um mural onde estão dispostas informações referentes aos estágios presentes na rede com o objetivo de monitorar e atualizar os campos de prática. Também foram criados dois guias orientativos, um para o estagiário e outro para os serviços de saúde. Paralelamente, foi implementado um processo avaliativo dos estágios com padronização de instrumentos de avaliação pela SMS e uma sistemática de encontros entre serviços, alunos e docentes. Essas ações têm sido potentes para aproximar as instituições, envolver os profissionais, os alunos e professores, propiciar aprendizado interdisciplinar e atuação em equipe multiprofissional e produzir avanços no SUS.