Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Estratégias pedagógicas: a experiência de utilização do portfólio reflexivo
Maria Lucia Alves de Sousa Costa, Lívia Keismanas de Ávila Ávila

Resumo


A proposta curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo prevê atividades teóricas, teórico-práticas e práticas em instituições de saúde. No último ano do curso, as disciplinas de Administração Hospitalar e Estágio Supervisionado em Enfermagem, se configuram essencialmente em espaços de aprendizagem no aprender a fazer, a conviver e a ser do futuro enfermeiro. Os estágios das disciplinas citadas são planejados, executados, acompanhados e avaliados pelos docentes em conjunto com os enfermeiros das unidades conforme o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem. Dessa maneira a supervisão do docente não é contínua, cabendo ao mesmo orientar/avaliar estudantes em diferentes unidades de uma mesma instituição de saúde ou mais. Para o acompanhamento e processo avaliativo do desenvolvimento do estudante nessas disciplinas, utilizamos o “Portfólio Reflexivo”, compreendido por nós como um conjunto de depoimentos e documentos organizados pelo aluno que contém a descrição de suas experiências significativas bem como as reflexões sobre elas, podendo ainda ser acompanhado de documentação sobre essas experiências ou situações vivenciadas. Os docentes recebem e devolvem semanalmente os portfólios que, ao final do estágio, são repassados para o professor seguinte, havendo continuidade em sua elaboração e avaliação. As experiências são descritas e comentadas, o docente pode solicitar maiores informações, tecer comentários ou acrescentar dados que considere relevante. No desenvolvimento do estágio o docente fica atento no sentido de verificar se as experiências vividas e relatadas abrangem o necessário para o alcance dos objetivos das disciplinas, caso o tempo esteja se esgotando, pode sugerir novas experiências que julgue adequadas. Na visão do docente, identificamos que a utilização do portfólio como estratégia de avaliação continuada do processo de ensino-aprendizagem do estudante, possibilita a construção dialogada do conhecimento em que o docente e o estudante se constituem como observadores sistemáticos e críticos das práticas cotidianas e dos cenários de prática na formação do profissional enfermeiro. Assim, percebemos que os discentes estão motivados para a busca de experiências significativas e documentam isso claramente em seus relatos e os docentes estão motivados para o ensino na medida em que percebem os resultados autênticos referendados pelos discentes.