Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONTRIBUIÇÕES DO PET SAÚDE NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Fabiana Sales Vitoriano Uchoa, Lucia Conde de Oliveira

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, tem como principal finalidade a formação acadêmica direcionada a realidade vivenciada na rede de atenção básica à saúde, com possibilidades de se trabalhar em equipes multidisciplinares, promovendo a interação e enriquecimento pessoal e profissional. O PET-Saúde surge da necessidade de reorientar a formação na perspectiva de construir espaços multiprofissionais e interdisciplinares, fundamentados na educação permanente em saúde, na Estratégia Saúde da Família, na educação popular em saúde e pesquisa. Neste contexto, alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Educação Física, Psicologia e Nutrição, foram inseridos nos espaços de atuação das equipes de saúde da família, comunidade e serviços, enquanto campos de práticas, para o desenvolvimento de projetos de atuação interdisciplinares. Dentre os espaços nos quais são campos de ação do projeto, nos restringiremos ao bairro Itaoca nos referenciando na unidade de saúde desse território: o Centro de Saúde Professor José Valdevino de Carvalho. Com a implantação do PET –Saúde da Família na unidade de saúde estão sendo realizadas varias atividades de educação em saúde na sala de espera da Unidade. Enquanto os usuários estão esperando o atendimento na unidade de saúde, são convidados a participar das atividades realizadas. As pessoas participam, interagem nas ações realizadas e opinam sobre ações de auto cuidado, sendo sujeitos ativos no processo de mudança de hábitos e atitudes. Para a realização das atividades os usuários são convidados a opinar sobre os temas abordados, mas também utiliza-se comemorações já inclusas no calendário da saúde relacionada aos temas abordados. As atividades são realizadas através de rodas de conversa, peças teatrais, sempre utilizando uma metodologia participativa com os usuários envolvidos. O aprendizado é mutuo, aprende o estudante, o preceptor, o usuário e os outros profissionais de saúde que estão envolvidos nas atividades de promoção à saúde. Esta experiência tem nos motivado a realizar as atividades de forma continua e estamos incluindo nestes momentos outros atores: o NASF, ACS, outros profissionais das Equipes de Saúde da Família.