Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA NA PRODUÇÃO DE LIVRO
Fabiana Coelho Faroni, Roseane Vargas Rohr, Raquel Baroni de Carvalho

Resumo


A formação dos profissionais de saúde exige o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao cuidado em saúde, sendo que a universidade busca diversificar essas experiências por meio do ensino, extensão e pesquisa. As ações devem estar articuladas a essas três áreas sendo que alguns estudantes realizam apenas as atividades obrigatórias para a integração curricular. A diversificação de experiências durante a graduação, bem como a articulação entre estudantes de diferentes cursos na graduação, qualificam o processo de formação em saúde e sensibilizam para a importância do trabalho em equipe. Nesse sentido, iniciamos em 2006 o projeto de extensão Conexão Saúde no centro de ciências da saúde da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Os resultados do projeto foram registrados em livro produzido por acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de enfermagem, farmácia e odontologia, orientados por professores envolvidos no projeto. Inicialmente os estudantes participaram de oficina ministrada por empresa de comunicação, para compreender todas as etapas de produção de um livro. Em seguida, foram agrupados por temas de acordo com suas experiências no projeto. A revisão da obra envolveu esforços coletivos contando também com a participação de estudante do curso de letras. As ilustrações foram produzidas por uma estudante do curso de artes, também envolvida no programa, que retratou as imagens associadas ao conteúdo dos capítulos. O livro foi publicado pela editora da Ufes, após apresentação via edital e aprovação do conselho editorial. A experiência relatada no livro evidencia o trabalho interdisciplinar dos acadêmicos envolvidos no projeto bem como a realização de ações de promoção em saúde junto a comunidades populares. A equipe de organização do livro buscou garantir a participação de todos os envolvidos no processo, da escolha do título e cor da capa do livro, à produção dos capítulos. A experiência constituiu-se em valiosa para os estudantes envolvidos, que além da produção científica incorporada ao currículo, tiveram suas experiências socializadas com professores, estudantes e comunidade em geral. Recomendamos que essas experiências compartilhadas sejam valorizadas e estejam presentes no processo de formação em saúde, para fortalecer a prática interdisciplinar e o trabalho participativo.