Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Experiência em Docência no Eixo Modelos de Atenção à Saúde no Curso Técnico de Agente Comunitários de Saúde (CTACS): Construção compartilhada do saber
Fabiana Ferreira Koopmans, Ingrid D'Avilla Freire Pereira, Helifrancis Conde Groppo Ruela, Gustavo Correa Matta, Mariana Lima Nogueira, Alexandro Alves Ribeiro, Francisco José Ramos da Silva

Resumo


Caracterização do Problema: A luta pela qualificação do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é histórica e é apontada como um dos grandes desafios para a mudança do modelo de atenção à saúde a partir da Estratégia da Saúde da Família (ESF). A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) tem atuado em diferentes formas para fortalecer essa luta política e, recentemente assumiu o compromisso com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSDC) do Rio de Janeiro de concluir a formação técnica de 210 ACS, através do Curso Técnico de ACS (CTACS), no formato descentralizado. O presente trabalho tem como objetivo discutir a experiência docente no eixo Modelos de Atenção à Saúde, Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família realizada na turma de Campo Grande. Descrição da Experiência: Este Eixo tem carga horária de 104h, com aulas práticas e teóricas, composto por um professor fixo, três preceptores e o coordenador da turma. O presente trabalho parte da percepção dos professores do curso a partir da experiência em sala de aula e sua apropriação do currículo e da proposta político pedagógica do mesmo. O trabalho em sala de aula tem se pautado pelos princípios da construção compartilhada do saber, da politecnia e do trabalho como princípio educativo. A forma metodológica das aulas baseou-se no debate e reflexão de alguns pontos referentes à ESF, com uso de mídia, leitura de textos, trabalho em pequenos grupos e dinâmicas. Desta forma, possibilitou que os ACS construíssem conjuntamente materiais, facilitando a consolidação de todo saber trabalhado. Efeitos Alcançados: As concepções pedagógicas e metodológicas do projeto têm possibilitado a participação e o envolvimento dos ACS em sala de aula, principalmente no levantamento de argumentos e reflexões sobre suas práticas. Percebe-se que estes trabalhadores lidam diariamente com desafios e também contradições na ESF. Ao mesmo tempo em que este curso representa o reconhecimento do trabalho e das lutas de uma categoria, observa-se que o mesmo se encontra na lógica fragmentada em que vem acontecendo a formação e o trabalho em saúde, sem o envolvimento de toda a equipe. Recomendações: É válido valorizar as experiências de qualificação dos trabalhadores e a reflexão com subsidio teórico sobre as práticas profissionais, fundamental para a consolidação da ESF.