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Experiência em Docência no Eixo Modelos de Atenção à Saúde no Curso Técnico de Agente Comunitários de Saúde (CTACS): Construção compartilhada do saber
Resumo
Caracterização do Problema: A luta pela qualificação do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é histórica e é apontada como um dos grandes desafios para a mudança do modelo de atenção à saúde a partir da Estratégia da Saúde da Família (ESF). A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) tem atuado em diferentes formas para fortalecer essa luta política e, recentemente assumiu o compromisso com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSDC) do Rio de Janeiro de concluir a formação técnica de 210 ACS, através do Curso Técnico de ACS (CTACS), no formato descentralizado. O presente trabalho tem como objetivo discutir a experiência docente no eixo Modelos de Atenção à Saúde, Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família realizada na turma de Campo Grande. Descrição da Experiência: Este Eixo tem carga horária de 104h, com aulas práticas e teóricas, composto por um professor fixo, três preceptores e o coordenador da turma. O presente trabalho parte da percepção dos professores do curso a partir da experiência em sala de aula e sua apropriação do currículo e da proposta político pedagógica do mesmo. O trabalho em sala de aula tem se pautado pelos princípios da construção compartilhada do saber, da politecnia e do trabalho como princípio educativo. A forma metodológica das aulas baseou-se no debate e reflexão de alguns pontos referentes à ESF, com uso de mídia, leitura de textos, trabalho em pequenos grupos e dinâmicas. Desta forma, possibilitou que os ACS construíssem conjuntamente materiais, facilitando a consolidação de todo saber trabalhado. Efeitos Alcançados: As concepções pedagógicas e metodológicas do projeto têm possibilitado a participação e o envolvimento dos ACS em sala de aula, principalmente no levantamento de argumentos e reflexões sobre suas práticas. Percebe-se que estes trabalhadores lidam diariamente com desafios e também contradições na ESF. Ao mesmo tempo em que este curso representa o reconhecimento do trabalho e das lutas de uma categoria, observa-se que o mesmo se encontra na lógica fragmentada em que vem acontecendo a formação e o trabalho em saúde, sem o envolvimento de toda a equipe. Recomendações: É válido valorizar as experiências de qualificação dos trabalhadores e a reflexão com subsidio teórico sobre as práticas profissionais, fundamental para a consolidação da ESF.