Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Cuidados em Saúde: assistência de enfermagem para a promoção da qualidade de vida de indivíduos de uma instituição de longa permanência.
Rafaela Magalhães Fernandes-Saltarelli, Thaizy Valânia Lopes Silveira, Rhavena Barbosa dos Santos, Pedro Paulo Padro Júnior, Luciene Muniz Braga, Mara Rúbia Maciel Cardoso, Felipe Leonardo Rigo

Resumo


Atualmente, as famílias estão passando por transformações na sua constituição e no número de filhos, comprometendo a sua função de cuidar, proteger e acolher o idoso e as pessoas com transtornos mentais dependentes para as atividades de vida diária. Diante dessa realidade, observa-se o aumento das instituições de longa permanência. O indivíduo institucionalizado constitui, quase sempre, em um grupo privado de seus projetos, pois se encontra afastado da família, da casa e das relações nas quais sua história de vida foi construída. Compreendendo-se que ações de prevenção e promoção da saúde podem contribuir para um envelhecimento e uma convivência saudáveis, propôs-se a realização de um projeto de extensão universitária no Lar São Vicente de Paulo, em Teixeiras-MG. O objetivo foi promover ações em saúde para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O primeiro momento consistiu em realizar o diagnóstico da instituição e conhecer o perfil epidemiológico e sócio econômico de cada indivíduo institucionalizado e cuidador. As informações foram coletadas com a gerência, os profissionais do serviço e pacientes idosos por meio de três instrumentos de entrevista com questões semi-estruturadas e também por pesquisa nos prontuários. Posteriormente, buscou-se instituir a consulta de enfermagem baseada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas em parceria com os profissionais da instituição, sendo que as principais necessidade básicas afetadas foram: regulação neurológica, percepção dos órgãos dos sentidos, integridade física, cuidado corporal, recreação/ lazer e auto-estima. A partir desses dados, foram desenvolvidas atividades de promoção da qualidade de vida, buscando trabalhar as funções motoras, cognitivas e neurológicas, como oficinas terapêuticas, festa junina e comemorações dos aniversariantes. Percebe-se com este trabalho a necessidade de investir na capacitação dos cuidadores, no reconhecimento dessa instituição pelo poder público local e na sensibilização da comunidade para as demandas desse grupo extremamente fragilizado. Acredita-se na importância desse projeto na construção de um conhecimento resultante do confronto com a realidade, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.