Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIAS DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
Marise Silva Sousa

Resumo


As novas oportunidades de acesso ao ensino superior resultaram em maior entrada de alunos, aumento na oferta de vagas, diversificação nos cursos oferecidos e abertura de mercado de trabalho em docência do ensino superior. Atuando neste mercado há sete anos, em instituição privada da área de saúde, acumulei vasta experiência em novas tecnologias, dinâmicas de ensino e tentativas de ensino-aprendizagem, objetivando contribuir para a formação de alunos com perfil crítico-reflexivo para o mercado de trabalho, atendendo às exigências do MEC. Com isso fui desenvolvendo um perfil cada vez mais de “professor facilitador” da aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar as minhas experiências como docente do ensino superior em instituição privada de ensino. As principais dificuldades encontradas foram: heterogeneidade de formação acadêmica prévia, diferenças culturais e de idade, desigualdades sociais e econômicas dos discentes, além de a maioria dos alunos trabalharem durante o dia e estudarem à noite, fato este que influencia diretamente no rendimento e na atenção dos alunos às aulas. Frente aos desafios de transmitir o conteúdo e avaliar os resultados, fui desenvolvendo alternativas cada vez mais dinâmicas e criativas de prática docente. Alguns exemplos destas atividades são: visita ao Conselho Distrital de Saúde, vivenciando o controle social do SUS; visita ao restaurante popular, conhecendo na prática uma das vertentes do Programa Fome Zero; visita a indústrias de alimentos, confrontando as legislações sanitárias vigentes da ANVISA; visitas a comunidades, pondo em prática conceitos de Saúde Coletiva, como integralidade e equidade ; aplicação em sala de aula da técnica de reflexologia podal para exemplificar as práticas integrativas do SUS; atividades de interdisciplinaridade entre os cursos de farmácia e nutrição, envolvendo a elaboração de chás e fitoterápicos; elaboração de seminários utilizando teatro e dinâmicas de grupo; utilização da dança de salão no curso de pós-graduação em enfermagem do trabalho objetivando trabalhar os conceitos do trabalho em equipe; uso da música através de paródias para trabalhar os conteúdos de nutrição e alimentação. Com estas atividades práticas, tenho observado ao longo destes anos uma melhor apreensão dos conteúdos e um maior envolvimento dos discentes nas atividades propostas, resultando em avaliações cada vez mais satisfatórias. Concluo que a docência do ensino superior é uma atividade desafiante, instigante e muito satisfatória, quando professor e aluno em atitude de troca de conhecimento e formação de vínculo, conseguem construir e consolidar conhecimentos e alternativas inovadoras para um novo paradigma da educação em saúde.